Sorteio de obra
Migalhas realiza o sorteio da obra "Justiça e Caos" (Instituto Memória – 245p.), do desembargador aposentado, Adauto Suannes. O título, doado gentilmente pelo autor, apresenta o declínio da Justiça no Brasil e no mundo.
Sobre a obra :Para remover esse obstáculo judicial, o Presidente Bush, inspirado no modelo anterior, mas com acréscimos extremamente nocivos aos direitos fundamentais da pessoa humana, enviou ao Congresso Americano projeto de lei, no qual propôs a criação de novas comissões militares com o mesmo objetivo. Tal projeto, que mereceu críticas severas de organizações de defesa de direitos humanos, acabou aprovado sem modificações mais aprofundadas, nas duas Casas Ido Congresso Americano, nos dias 28 e 29 de setembro de 2006, dando origem ao Military Comissions Act 2006.
(...)
A breve análise dessa desastrosa lei põe à mostra não a presença de um Estado respeitoso dos direitos humanos, das garantias individuais e das liberdades fundamentais, mas sim de um Estado prepotente, autoritário, policial e invasor. A versão atual dos Estados Unidos, montada sobre a luta sem quartel e sem escrúpulos ao terrorismo, desmente sua tradição histórica de defensor dos valores democráticos e dos direitos humanos e o iguala a outros tantos países que se destacam pelas marcas da violência e do próprio terror.
Os efeitos da mudança dos caminhos adotados pelos Estados Unidos influenciam a ordem internacional, e o mundo começa a caminhar às avessas, tomando direções perturbadoras para a paz e para a convivência entre os povos.
Não seria caso de responder afirmativamente a indagação de Eduardo Galeano: "Si ei mundo está, como ahora está, patas arriba, no habría que dar/e vuelta, para que pueda pararse sobre sus pies?". Alberto Silva Franco, desembargador.
Sobre o autor :
_______________
Elaine Cristina de Araujo, consultora jurídica da FISCOSoft Editora, de São Paulo/SP
___________