Com o intuito de tornar a pesada rotina de trabalho um pouco mais descontraída e divertida e integrar profissionais de diversas companhias, Josie Jardim, diretora jurídica da GE para a
A idéia surgiu de forma absolutamente informal, durante uma reunião na Amcham, Câmara de Comércio Norte-Americana. O grupo inicial era composto por 14 advogadas de grandes empresas e, hoje, 50 mulheres já aderiram à idéia.
O primeiro encontro foi oferecido pela GE e, algumas missões já foram definidas pelo grupo. As advogadas estabeleceram, como objetivo inicial, mentorar as carreiras de outras mulheres, em início de carreira, em qualquer área da companhia e em ONGs apoiadas pelas empresas que trabalham. E a idéia já saiu do papel: no próximo encontro, que ocorrerá em julho, uma profissional de mercado na área de mentoring irá palestrar para o Jurídico de Saias para ensinar como aconselhar e acompanhar a carreira das novas executivas.
Como no Brasil existem poucas informações estatísticas sobre mulheres advogadas em cargos de liderança, uma outra missão foi estabelecida pelas executivas: realizar um levantamento qualitativo sobre as carreiras das advogadas no mercado de trabalho brasileiro, para entender questões cruciais como, por exemplo, a estagnação da carreira feminina em grandes companhias.
O Jurídico de Saias é composto por executivas de diversas empresas como Cargil, Embraer, Pirelli, Nokia, Siemens, Promon, O Boticário, entre outras. O grupo foi estendido para as redes sociais e as advogadas estão produzindo um web site que entrará no ar em breve. Josie Jardim também pretende implementar a iniciativa no México.