Migalhas Quentes

Jurídico de Saias - Grandes mulheres, grandes empresas

Grupo formado por mulheres em cargos de liderança na área jurídica de grandes empresas trocam experiências de carreira e vida pessoal.

24/7/2009


Com o intuito de tornar a pesada rotina de trabalho um pouco mais descontraída e divertida e integrar profissionais de diversas companhias, Josie Jardim, diretora jurídica da GE para a América Latina, resolveu inovar e criou o Jurídico de Saias, grupo formado por mulheres, em cargos de liderança na área jurídica de grandes empresas, para a troca das mais diversas experiências, tanto sobre a carreira quanto a vida pessoal dessas executivas.

A idéia surgiu de forma absolutamente informal, durante uma reunião na Amcham, Câmara de Comércio Norte-Americana. O grupo inicial era composto por 14 advogadas de grandes empresas e, hoje, 50 mulheres já aderiram à idéia.

O primeiro encontro foi oferecido pela GE e, algumas missões já foram definidas pelo grupo. As advogadas estabeleceram, como objetivo inicial, mentorar as carreiras de outras mulheres, em início de carreira, em qualquer área da companhia e em ONGs apoiadas pelas empresas que trabalham. E a idéia já saiu do papel: no próximo encontro, que ocorrerá em julho, uma profissional de mercado na área de mentoring irá palestrar para o Jurídico de Saias para ensinar como aconselhar e acompanhar a carreira das novas executivas.

Como no Brasil existem poucas informações estatísticas sobre mulheres advogadas em cargos de liderança, uma outra missão foi estabelecida pelas executivas: realizar um levantamento qualitativo sobre as carreiras das advogadas no mercado de trabalho brasileiro, para entender questões cruciais como, por exemplo, a estagnação da carreira feminina em grandes companhias.

O Jurídico de Saias é composto por executivas de diversas empresas como Cargil, Embraer, Pirelli, Nokia, Siemens, Promon, O Boticário, entre outras. O grupo foi estendido para as redes sociais e as advogadas estão produzindo um web site que entrará no ar em breve. Josie Jardim também pretende implementar a iniciativa no México.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Jurídico de Saias comemora cinco anos com lançamento de livro

1/4/2014
Migalhas de Peso

A necessidade de mudar conceitos ao advogar internamente

27/1/2014
Migalhas de Peso

Jurídico de Saias: a tribo das advogadas

15/3/2013
Migalhas Quentes

Jurídico de Saias ganha destaque no Estadão

11/12/2012
Migalhas Quentes

Jurídico de Saias está na edição deste mês da revista Você S/A

15/5/2012

Notícias Mais Lidas

Juiz, autor de ação, participa de audiência jogando golfe; veja vídeo

30/3/2025

Juíza esposa de policial morto em ataque foi salva por carro blindado

31/3/2025

Homem que apalpou nádega de mulher em elevador indenizará em R$ 100 mil

30/3/2025

Academia indenizará mulher barrada após fazer stiff: "homens no local"

31/3/2025

STF e STJ: Revista íntima, ADPF das Favelas e saúde estão na pauta

31/3/2025

Artigos Mais Lidos

Inconstitucionalidade da lei Federal 15.109/25 que posterga o pagamento de custas nas cobranças de honorários advocatícios

31/3/2025

Uma alternativa necessária – A conversão em perdas e danos

31/3/2025

A lei do distrato e a proteção do comprador de imóveis na planta

29/3/2025

Uma idosa incansável e imparável: Quase 95 anos da OAB Nacional

29/3/2025

Leilão do imóvel pode ser anulado por erro do banco

31/3/2025