Posse
TJ/CE - Juiz Francisco Pedrosa Teixeira é nomeado desembargador e toma posse dia 18/6
O juiz de Direito Francisco Pedrosa Teixeira, titular da 2ª vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua, após 35 anos de atuação na Justiça de 1º grau, foi nomeado para o cargo de desembargador do TJ/CE, pelo critério de antiguidade. A solenidade de posse acontecerá na quinta-feira, 18/6, às 17h, no auditório do Tribunal Pleno, no Palácio da Justiça desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra.
A escolha do novo integrante do Tribunal Pleno ocorreu na semana passada, em sessão extraordinária dirigida pelo presidente do TJ do Estado, desembargador Ernani Barreira Porto, e que contou com a presença de 22 integrantes da Corte.
O cargo estava vago em decorrência da aposentadoria da desembargadora Lúcia Maria do Nascimento Fiúza Bitu. O ato de nomeação do desembargador Francisco Pedrosa foi publicado no Diário da Justiça de 10 de junho de 2009.
"Quero externar o meu desejo de continuar levando para meus julgamentos a dignidade e a presteza que compõem a minha personalidade", afirmou o magistrado.
*Natural de Tauá, Francisco Pedrosa Teixeira, filho de Antonio Teixeira Benevides e de Maria Pedrosa Benevides, já falecidos, nasceu no dia 2 de fevereiro de 1946 e é casado com Emília Maria Castelo Pedrosa. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará - UFC, turma de 1971. Tem curso de Especialização em Direito Público, também pela UFC.
Iniciou sua trajetória na magistratura cearense como Juiz Substituto da comarca de Pereiro, em 3 de agosto de 1974. O magistrado atuou, em seguida, nas comarcas de Guaraciaba do Norte, Campos Sales, Jaguaribe, Araripe, Itapajé e Itapipoca.
Na Entrância Especial (Fortaleza), Francisco Pedrosa Teixeira exerceu o cargo de juiz Auxiliar da 3ª vara de Assistência Judiciária aos Necessitados, juiz titular da 17ª vara Cível, da 2ª vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes e da 2ª vara Cível.
Ocupou, também, a presidência da 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, até 21 de maio de 2001, quando foi convocado para integrar o Tribunal Pleno, em substituição ao desembargador Raimundo Hélio de Paiva Castro, permanecendo no colegiado até dezembro de 2001.
O novo desembargador também exerceu a vice-diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, coordenando as varas Cíveis e respondeu pelos expedientes das seguintes unidades judiciárias: 1ª, 3ª, 4ª, 13ª, 14ª, 15ª e 17ª varas Cíveis, 1ª de Delitos de Tráfico e Uso de Entorpecentes, 14ª e a 19ª varas Criminais.
O magistrado exerceu, também, os cargos de Diretor do Fórum Eleitoral de Fortaleza, no período de abril de 2005 a julho de 2006. Presidiu as Juntas Apuradoras de Aquiraz, Farias Brito, Ipú, Cascavel, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Poranga e Mulungu.
_________________