Novo Presidente
Luiz Alberto Gurgel é o novo presidente do TRF da 5ª região
Entre as muitas presenças de destaque, prestigiaram o evento os ministros Francisco Falcão, José de Castro Meira e José Augusto Delgado, do STJ, os governadores Eduardo Campos - PE, José Maranhão - PB, Wilma Faria - RN e Teotônio Vilela Filho - AL, representantes dos meios político, jurídico e militar dos seis Estados da Região - PE, PB, RS, CE, AL e SE -. Outros ex-presidentes do TRF da 5a região e membros da primeira composição, Ridalvo Costa e Nereu Santos, também marcaram presença na solenidade de posse que coincidiu com os 20 anos de instalação desta Corte de Justiça.
Antes de repassar o cargo ao seu substituto, José Baptista de Almeida Filho falou da alegria de protagonizar tão importante função e agradeceu a colaboração de magistrados e servidores do Tribunal e das Seções Judiciárias, durante o biênio que encerrou. Em seguida, fizeram o juramento os três componentes da nova Mesa Diretora do TRF da 5a região.
De forma poética e espirituosa, a desembargadora federal Margarida Cantarelli fez a saudação em nome do Tribunal, citando características peculiares a cada um dos integrantes da nova Mesa Diretora, além de ressaltar as inúmeras virtudes e saber jurídico desses magistrados. Antes, porém, homenageou os dez juízes que integraram a 1ª composição desta Corte, instalada em 30 de março de 1989, e lembrando o simbolismo desta 15ª posse na Presidência do TRF da 5a região e dos 20 anos de sua instalação.
O procurador-chefe regional Luciano Mariz Maia - Procuradoria Regional da República da 5ª Região - disse que esta gestão representa o futuro, lembrando que "Luiz Alberto ingressou na magistratura federal através de concurso, promovido pelo TRF, e hoje é seu presidente”. O grupo que passa a dirigir o TRF da 5a região e as duas décadas de criação desta Corte também foram citados pelo presidente da OAB/PE, Jayme Asfora.
Luiz Alberto Gurgel de Faria salientou o orgulho de estar na cadeira de presidente desta Corte, ao lado do governador Eduardo Campos, lembrando que há exatos 20 anos aqui estavam Ridalvo Costa e Miguel Arraes, respectivamente. Falou de desigualdades sociais e da responsabilidade de estar à frente de uma Corte nordestina, região do País que tem a maior carência de Varas Federais. Citou instituições que lhe serviram de referência, como o TRF da 5a região, o TRT e as universidades federais de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
Ainda agradeceu as saudações proferidas nesta noite, aos familiares e amigos que acompanharam sua trajetória e a todos os que lotaram este auditório para compartilhar deste momento. De forma didática, descreveu cada um dos integrantes da primeira composição desta Corte como se fossem personagens de um sonho, o sonho da regionalização dos tribunais federais, que se tornou realidade há exatamente 20 anos.
_________________