Migalhas Quentes

Resultado da promoção - Homenagem a Yussef Said Cahali

20/3/2009


Promoção imperdível

Homenagem aos grandes doutrinadores do Direito brasileiro

Voltar às aulas é uma festa, reencontrar os colegas, colocar a conversa em dia.

É com esse entusiasmo que Migalhas homenageia, diariamente, nomes consagrados do meio jurídico, levando esses grandes doutrinadores até a sua prateleira.

O homenageado de hoje é o notável Yussef Said Cahali e você poderá ser um dos felizardos que receberá em casa um dos livros deste admirável jurista.

Conheça as obras e acesse o link, no final desta página, para concorrer.


Sobre as obras :

"Prescrição e Decadência" (RT - 366p.)

A prescrição e a decadência são institutos de ordem pública, versados, até há pouco, principalmente por civilistas. Ultimamente, contudo, acentua-se o interesse de outros especialistas, de vez que a teoria e a disciplina normativa pertinentes não se exaurem no âmbito do Direito Civil, compreendendo áreas como o Direito Tributário, Administrativo, Processual.

Na presente obra, que já nasce clássica, o Autor, tratando desses temas de grande complexidade, o faz de forma abrangente e profunda, em sua linguagem de sempre fácil entendimento, enfatizando uma visão mais unitária do Direito, em oposição à visão artificiosa mas predominante do Direito em compartimentos estanques.



"Fraudes Contra Credores" (RT - 4ª edição – 688p.)

Instituto dos mais estudados em Direito, a fraude contra credores permanece, não obstante, marcada por muitas dúvidas e imprecisões, no Direito brasileiro e no Direito estrangeiro. Obra já clássica sobre o tema, de autor amplamente consagrado no meio jurídico, tanto como magistrado quanto como expoente da doutrina, nesta edição foram re-examinados e atualizados todos os aspectos e todas as questões pertinentes ao tema levantados por estudiosos, por profissionais e pela jurisprudência, num estudo que se pode qualificar de definitivo, apto a subsidiar as reformas legislativas necessárias à proteção mais eficaz do crédito e, em conseqüência, das relações negociais.

À guisa de introdução, são analisadas a responsabilidade patrimonial do devedor, a fraude e outros defeitos do ato jurídico e as medidas conservatórias do direito de crédito, encerrando-se essa parte com um estudo comparativo entre a fraude à execução e a fraude contra credores. Em seguida, são examinadas, isoladamente e em profundidade, a ação revocatória ou pauliana, a revocatória falencial, a fraude à execução fiscal e a fraude à execução penal.



Sobre o autor :

Yussef Said Cahali é desembargador aposentado e ex-presidente do TJ/SP; foi professor titular de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP; autor de diversas obras consagradas e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas.




__________________

Ganhadores :

Frederico Pereira Rodrigues da Cunha, advogado do escritório Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados, de Belo Horizonte/MG, faturou o livro "Prescrição e Decadência" (RT - 366p.);

O título "Fraudes Contra Credores" (RT - 688p.) saiu para Júlia Medina da Costa Gomes, estagiária do escritório Luís Roberto Barroso & Associados.

__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024