Promoção imperdível
Homenagem aos grandes doutrinadores do Direito brasileiro
Voltar às aulas é uma festa, reencontrar os colegas, colocar a conversa em dia.
É com esse entusiasmo que Migalhas homenageia, diariamente, nomes consagrados do meio jurídico, levando esses grandes doutrinadores até a sua prateleira.
O homenageado de hoje é o suntuoso professor Antonio Gidi e você poderá ser um dos felizardos que receberá em casa um dos livros deste admirável jurista.
Conheça as obras e acesse o link, no final desta página, para concorrer.
Sobre as obras :
As ações coletivas brasileiras são derivadas das class actions norte-americanas por via indireta, através da doutrina italiana, mas o tema ainda não havia merecido a devida atenção da doutrina nacional. Fica demonstrado, porém, que, à exceção de alguns pormenores técnicos, não há diferenças substanciais entre ambos os sistemas de tutela coletiva dos direitos - o abismo que se verifica é conseqüência das diferenças existentes entre o direito, o processo civil e o sistema político, social e econômico do Brasil e dos Estados Unidos.
Este estudo abrange os objetivos, o histórico, os requisitos, as hipóteses de cabimento e os aspectos procedimentais das class actions, mas em todo o corpo da obra há confrontos diretos com o direito brasileiro, encerrando-se os capítulos com as lições comparativas mais imediatas.
Em linguagem simples e acessível, a presente obra visa, portanto, trazer uma sistematização do processo e do procedimento das ações coletivas americanas, estabelecendo uma base teórica concreta para o aprimoramento do direito positivo, da jurisprudência e da doutrina brasileiros, um dos principais objetivos do direito comparado.
A presente obra está estruturada em seis capítulos. O primeiro contém a história da codificação processual coletiva, com o objetivo de levantar a cortina de silêncio sobre a origem das propostas de codificação do direito processual civil coletivo.
O segundo é dedicado às principais inovações propostas no Anteprojeto Original e assimiladas pelos anteprojetos derivados (Código Modelo Ibero-Americano e Anteprojetos USP e UERJ/Unesa).
O terceiro contém uma seleção de algumas das principais críticas aos anteprojetos derivados.
O quarto é inteiramente dedicado ao pensamento crítico de Gregório Assagra de Almeida, uma força acadêmica que se revelou um verdadeiro líder na crítica ao movimento codificador no Brasil.
O último capítulo apresenta um repensar do Anteprojeto Original, inspirado pelas críticas e sugestões recebidas pela doutrina e pela superioridade de alguns dispositivos pontuais dos anteprojetos derivados.
Sobre o autor :
__________________
Ana Lydia Seabra, advogada do escritório Lima e Falcão Advogados, de Recife/PE, faturou o título "A Class Action como Instrumento de Tutela Coletiva dos Direitos: As ações coletivas em uma perspectiva comparada" (RT - 525p.);
O livro "Rumo a um Código de Processo Civil Coletivo" (Forense - 500p.) saiu para Dilson José da Franca Junior, estagiário do escritório Loeser & Portela Advogados.
__________________