Migalhas Quentes

Transmitir "A Voz do Brasil" é obrigação das emissoras de rádio

A Corte Especial do TRF da 4ª região negou, na última semana, recurso da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão - ACAERT e afirmou a constitucionalidade da obrigação imposta aos veículos de comunicação de retransmitirem o programa "A Voz do Brasil".

3/3/2009


Voz do Brasil

TRF da 4ª região - Transmitir "A Voz do Brasil" é obrigação das emissoras de rádio

A Corte Especial do TRF da 4ª região negou, na última semana, recurso da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão - ACAERT e afirmou a constitucionalidade da obrigação imposta aos veículos de comunicação de retransmitirem o programa "A Voz do Brasil".

A ACAERT sustentou que o art. 220 da CF/88 (clique aqui) prevê a liberdade de expressão, proibindo qualquer restrição à manifestação de pensamento, à criação, à expressão ou à informação. Para a associação, a imposição do programa seria inconstitucional.

Conforme o relator do processo, desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, "a obrigatoriedade de retransmissão diária do programa 'A Voz do Brasil' não fere a liberdade de informação prevista na Constituição na medida em que não interfere no conteúdo das transmissões radiofônicas".

Em seu voto, o magistrado lembra ainda que a exploração dos serviços de telecomunicações compete à União, que pode fazê-la diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, frisando que é direito da população ter acesso à informação sobre a atuação governamental.

Quanto ao horário de transmissão, conforme Lenz, a flexibilização tem amparo na jurisprudência da corte, podendo o programa ser transmitido em qualquer horário dentro da programação diária.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado toma café com cliente e rebate acusação de atuação predatória

8/4/2025

Homem usa advogado criado por IA e é repreendido por juíza: “não gosto de ser enganada”

8/4/2025

Juiz que usou nome falso destacou em sentenças como é fácil fraudar RG

8/4/2025

Comissão de Segurança do Senado aprova porte de arma para advogados

9/4/2025

Decisões do juiz que usou nome falso podem ser anuladas? Advogado explica

8/4/2025

Artigos Mais Lidos

Posso pagar INSS retroativo? Entenda como e quando pagar!

8/4/2025

A responsabilidade pelo IPTU na alienação fiduciária: Recente decisão do STJ e seus reflexos práticos

7/4/2025

Novos meios de comunicação processual: Domicílio Judicial Eletrônico, Diário de Justiça Eletrônico Nacional e Domicílio Eletrônico Trabalhista

7/4/2025

“A quem interessa enfraquecer a Defensoria Pública?” Simetria constitucional, projeto da atividade de risco e o fortalecimento do acesso à Justiça

8/4/2025

Ocupação não onerosa de faixas de domínio

7/4/2025