Migalhas Quentes

Falece Paulo Eduardo de Araújo Saboya, presidente do IAB

3/2/2009


Falecimento

IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros perde seu presidente

Faleceu na madrugada de hoje (3/2), no RJ, aos 69 anos, Paulo Eduardo de Araújo Saboya, presidente do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros

Paulo Saboya foi eleito para presidir o IAB no biênio 2008/2010 e tomou posse no dia 30 de abril de 2008, em substituição à advogada Maria Adélia Campello. Era advogado especializado em Direito Civil e Trabalhista e professor de processo civil do curso de pós-gradução da Faculdade de Direito Estácio de Sá e da Faculdade de Direito Cândido Mendes. Foi também presidente do Tribunal de Ética e Disciplina – TED, da seccional da OAB/RJ, da qual ocupou a vice-presidência.

Saboya foi também secretário de Justiça do Estado no governo Benedita da Silva.

Militante do Partido Comunista Brasileiro, Saboya era anistiado da Petrobras, de onde foi demitido, em 1964, quando era diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Fábrica de Borracha Sintética, em Duque de Caxias.

As últimas e merecidas homenagens ao ilustre jurista, que deixa filhos e a esposa Kívia Maia, podem ser prestadas hoje durante seu velório, no RJ, no Plenário do IAB (av. Marechal Câmara), a partir das 11 horas.

"Paulo Saboya me honrou com a sua amizade. Sua cultura, seu talento profissional e seu refinado senso de humor proporcionaram um convívio companheiro e proveitoso do qual já sinto falta.

Juntamente com os também saudosos Humberto Teles e Carlos Maurício Martins Rodrigues foi um dos "pais fundadores" do movimento histórico de advogados que nos trouxe à direção da OAB/RJ. Atualmente, Paulo exercia a presidência do Instituto dos Advogados Brasileiros.

A advocacia perde um grande advogado.

Eu perco um querido amigo, mestre e líder.

Agora, liberto de toda a dor e de todo o sofrimento, Paulo passa a se chamar saudade. Em nome dos advogados do Estado do Rio de Janeiro, convido todos os colegas a prestarem sua última homenagem ao grande homem e advogado, cujo corpo será velado na sede do IAB".

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, lamentou a morte do presidente do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Paulo Eduardo de Araújo Saboya.

Para D'Urso, Paulo Saboya deixa um legado importantíssimo para a advocacia brasileira, por sua coragem e empenho na defesa do Estado Democrático de Direito, especialmente durante os anos de chumbo da ditadura, nunca tendo feito concessões.

"O regime de exceção foi um desafio para Saboya, que enfrentou de peito aberto todas as formas de truculência e todos os atos arbitrários, nunca abdicando de seus ideais democráticos e da defesa das liberdades e dos direitos individuais e coletivos", ressaltou D'Urso.

____________________









____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Por fluxo de valores recebidos, juíza valida empréstimos contestados

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025