Pará
Manifestantes destroem fórum; este é 4º ataque do ano
Cerca de 200 manifestantes destruíram o fórum do município de Igarapé-Miri/PA (76 km de Belém) na noite de domingo. Onze acabaram presos, entre eles um adolescente. Neste ano, foi o quarto caso de ataque a fóruns em municípios do Pará.
Apesar das prisões, as manifestações continuaram ontem, com bloqueio de uma rodovia estadual por três horas e tentativa de ataque à Câmara Municipal.
Segundo a polícia, os ataques foram motivados pela revolta de moradores que dizem ter havido aumento na criminalidade do município.
O estopim foi o assassinato do comerciante Augusto Miranda, 64, na sexta-feira. Ele foi baleado ao reagir a um assalto em frente de casa. O responsável não foi preso.
"Como a polícia não conseguiu prender [o criminoso] e como em algumas situações em que a polícia prendeu, a juíza relaxou a prisão, eles se revoltaram e atacaram o Judiciário", disse o coronel Fábio Luiz Viana, comandante do policiamento regional do Baixo Tocantins.
Rodovia
A construção térrea onde funcionava a única vara do município de pouco mais de 54 mil habitantes foi totalmente incendiada.
Ontem, a rodovia PA-151, que liga a cidade a Abaetetuba, para onde os presos foram levados, ficou bloqueada das 11h às 14h. A polícia teve que usar bombas de gás para liberar a estrada.
Durante a tarde, segundo relato de moradores, grupos de manifestantes se concentravam em vários pontos da cidade. Um grupo conseguiu atear fogo em frente à Câmara Municipal, mas o incêndio foi contido a tempo de evitar que se alastrasse.
Os manifestantes foram autuados por dano ao patrimônio público, formação de quadrilha e roubo, já que móveis e eletrodomésticos do fórum acabaram saqueados.
Foi o quarto caso de ataque a fóruns em municípios paraenses só neste ano, segundo o TJ/PA. O prejuízo material ainda não foi calculado.
A partir de hoje, o expediente no fórum de Igarapé-Miri será transferido para Abaetetuba, cidade vizinha.
_________________
______________
Fonte : Folha de S. Paulo
_________________