Migalhas Quentes

Desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante participa da última sessão plenária no TRF da 5ª região

Na tarde de ontem, 15/10, o desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante participou da última sessão plenária no TRF da 5ª região, já que a partir do próximo dia 20 inicia a aposentadoria.

16/10/2008


Despedida

Tribunal se despede de Ubaldo Cavalcante

Na tarde de ontem, 15/10, o desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante participou da última sessão plenária no TRF da 5ª região, já que a partir do próximo dia 20 inicia a aposentadoria.

Natural de Correntina/BA, Ubaldo Cavalcante tornou-se bacharel em Direito pela Universidade de Brasília - UnB e exerceu diversas funções no serviço público, onde atuou como agente fiscal de Tributos da Secretaria de Finanças do Distrito Federal, procurador da República do Ministério Público Federal, juiz federal e desembargador do TRF da 5ª região.

O magistrado ingressou na Justiça Federal em 1984 e, em novembro de 1997, foi promovido ao TRF da 5ª região, sediado no Recife. Ao longo dessa trajetória, recebeu inúmeras homenagens, a exemplo da Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro), Ordem do Mérito Aeronáutico, Troféu Dom Quixote (Revista Justiça e Cidadania) e o Título de Cidadão Pernambucano.

Ordem do Mérito

A mais alta condecoração concedida pelo TRF da 5ª região, a Ordem do Mérito Pontes de Miranda, foi entregue ontem ao desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante, em cerimônia prestigiada por magistrados, servidores, autoridades civis e militares da Região, além do vice-presidente do TRF da 1ª região, desembargador federal Antônio Ezequiel Silva. O desembargador federal José Baptista de Almeida Filho comandou a solenidade, marcada pela homenagem ao magistrado que se despede desta Corte por ocasião da aposentadoria, a ser iniciada na próxima semana.

Em nome do Tribunal, o desembargador federal José Maria Lucena fez a saudação ao homenageado, destacando a sua "pernambucanidade", virtudes espirituais e a preocupação com a população menos favorecida. O procurador-chefe Luciano Mariz Maia (Procuradoria Regional da República da 5ª região) agradeceu as inúmeras lições de vida deixadas pelo desembargador, enalteceu o caráter humanitário e o amor pela Justiça, característicos desses 47 anos de vida pública.

Num discurso de agradecimento emocionado, Ubaldo Cavalcante fez um retrospecto de sua vida, desde a terra natal (Correntina/BA) até Recife/PE. Falou do Distrito Federal, onde tornou-se bacharel em Direito pela UnB, do Paraná, da Paraíba e de Pernambuco, onde chegou a ser diretor do Foro da Seção Judiciária. Lembrou de prêmios e homenagens ao longo da história, porém citou aquele que considerava mais significativo, o telegrama de um jurisdicionado que disse : "Dr. Ubaldo, ainda bem que existem juízes como o senhor".

Por fim, recebeu placas de homenagens das Seções Judiciárias de Pernambuco e da Paraíba, entregues respectivamente pelos diretores de Foro, juízes federais Frederico Azevedo e Cristina Garcez. Em seguida, no hall de entrada do edifício-sede do TRF, lançou o livro de poemas "Um Canto para Beatriz". O magistrado agradeceu a todos que lá trabalham e foi saudado com um bolo de despedida.

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024