Sorteio de obra
Migalhas tem a honra de sortear dois exemplares da obra "Conselhos que perpetuam empresas" (Editora Gente - 200 p.), escrita por Herbert Steinberg, que gentilmente ofereceu os exemplares para sorteio.
Sobre a obra :
Steinberg mostra no livro que o interesse pela criação de conselhos de administração nas empresa está crescendo. Ele, no entanto, no transcorrer da publicação, discute e exemplifica que os conselhos, existentes ou em criação, devem se firmar de maneira sólida e melhorar seus processos. Ele mostra como deve ser um conselho que realmente funciona e dá o passo a passo para a sua montagem.
Conselho de administração é o organismo que governa a empresa. Simples assim. É ele que define a estratégia, que nomeia o presidente-executivo, o avalia e define sua remuneração. É ele que decide qual a missão dos diretores-executivos. É ele que fiscaliza as contas da diretoria, que decide se a empresa compra ou vende alguma outra empresa ou alguma linha de produtos. Enfim, o conselho de administração é o dono das grandes decisões. A diretoria as executa, e se submete a se controle.
O objetivo central deste livro é mostrar como os conselhos devem ser montados e como eles devem funcionar, para se tornar decisivos na melhoria do desempenho do negócio como um todo e garantir a perpetuação do empreeendimento.
Sobre o autor :
Professor de cursos de MBA na Business School São Paulo - BSP, na cadeira de governança corporativa e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. Ministra palestras em congressos e seminários no Brasil e no exterior, tem amplo campo de interesses e conhece profundamente os mais atuais conceitos aplicados à empresa. Articulista, é autor de três livros e colaborador em outras obras. Seu livro "A dimensão humana da governança corporativa", a caminho da 5ª edição, é obra de referência no país. Membro de conselhos de administração e conselhos consultivos (Intermédica, Metropolitan, Rossi, Câmara Americana e Digitel), é presidente do Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Câmara Americana em São Paulo, membro atuante do Family Business NetWork - FBN (com sede em Lausanne, Suiça), do International Corporate Governance Network - ICGN (sediado em Londres, Inglaterra) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC (sede em São Paulo).
É administrador, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas e certificado no Directors' Consurtium Serium: Finance, Audit and Risk Issues for Board Members (Chicago University, Stanford Law School, Wharton University).
_____________
-
Adriano Barbosa dos Santos, advogado do escritório Lima, Guidi & Santos Advogados Associados de Carmo do Rio Claro/MG
-
Stefânia Montebeller, assessora jurídica em Vila Velha/ES
_____________