Migalhas Quentes

Presidente da OAB/SP reage à manifestação do ministro Joaquim Barbosa

O presidente da OAB/SP – Luiz Flávio Borges D’Urso – considerou equivocada a manifestação do ministro Joaquim Barbosa, do STF que, em entrevista ao jornalista Frederico Vasconcelos da "Folha de S.Paulo", afirmou que há "advogados de certas elites que monopolizam a agenda do Judiciário, inclusive da Suprema Corte, marcando audiências para pedir que seus processos sejam julgados com prioridade na frente de outros que entraram no STF há mais tempo."

29/8/2008


"Equivocada"

Presidente da OAB/SP reage à manifestação do ministro Joaquim Barbosa

O presidente da OAB/SP – Luiz Flávio Borges D’Urso – considerou equivocada a manifestação do ministro Joaquim Barbosa do STF que, em entrevista ao jornalista Frederico Vasconcelos da "Folha de S.Paulo", afirmou que há "advogados de certas elites que monopolizam a agenda do Judiciário, inclusive da Suprema Corte, marcando audiências para pedir que seus processos sejam julgados com prioridade na frente de outros que entraram no STF há mais tempo."

"Não posso concordar com a manifestação do ministro Joaquim Barbosa, pois embora deva prevalecer uma ordem de precedência nos julgamentos, há casos e causas que justificam a inversão dessa ordem cronológica.Para que o ministro possa ter conhecimento dessa urgência é indispensável que alguém vá até ele para alertá-lo. Não é o advogado ou quem ele representa que fazem a pauta do STF. Quem define o que será julgado são os ministros. O advogado apenas cumpre o seu papel de buscar julgamento mais célere para os casos que necessitem de uma decisão emergencial", analisa D’Urso.

Ainda conforme o presidente da Ordem paulista, "não há nenhum demérito no fato de o advogado dirigir-se ao julgador. É obrigação do julgador, seja um juiz de Primeira Instância ou ministro do Supremo, atender o advogado e ouvi-lo no interesse do jurisdicionado, sob pena de - se não o fizer - violar prerrogativas profissionais e promover uma injustiça."

_________________

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Filha pode excluir sobrenome de pai biológico após abandono afetivo

29/6/2024

Advogada gestante tem negada prioridade em sustentação no TRT-4

28/6/2024

STJ: Ministra anula julgamento em que advogado sem beca não pôde sustentar

28/6/2024

Domicílio Judicial Eletrônico: CNJ suspende prazo de cadastramento compulsório para empresas

28/6/2024

CNJ fará mutirão carcerário para cumprir decisão do STF sobre maconha

28/6/2024

Artigos Mais Lidos

Gratuidades no registro civil e repasses - A inversão é salutar

28/6/2024

A inclusão de sobrenome do padrasto ou madrasta no assento civil

29/6/2024

Senado aprova novo marco legal do contrato de seguro: Segurança jurídica e proteção ampliada para consumidores

28/6/2024

Cortes de gastos públicos: De opção à imposição

28/6/2024

A força da convicção, as empresas e suas crises

28/6/2024