Migalhas Quentes

Concorrência desleal

Obra de José Carlos Tinoco Soares

31/8/2004

 

Concorrência desleal

 

Em uma análise profunda e globalizada o autor, Dr. José Carlos Tinoco Soares, define todas as formas de concorrência desleal que está sendo (ou foi) praticada no intenso e competitivo mercado corporativo das empresas mundiais e quais são as infrações mais comuns cometidas no que se refere ao uso de embalagens, recipientes, frascos e outros que contém uma “imagem própria”.

 

A obra

 

Em um intenso estudo que vem desenvolvendo desde a década de oitenta, o autor, Dr. José Carlos Tinoco Soares, expõe os vários aspectos na qual se enquadra a chamada “concorrência desleal”. Ela enfoca as várias fases de um processo de produção industrial, isto é, desde o lançamento do produto até a sua manutenção no mercado. Cuida especialmente da “forma”, vestimenta e/ou maneira pela qual o produto é assinalado, tendo em vista o seu frasco, recipiente, embalagem etc, e bem assim a sua etiqueta, rótulo, envoltório, invólucro etc, que em seu todo formam um “conjunto-imagem”.

 

Com uma carreira de sucesso internacional na área jurídica, em especial na área de propriedade industrial, artística e literária, embasada no forte profissionalismo com que atua, o autor explana diversos casos que firmaram jurisprudência no exterior e no Brasil para que se tenha uma idéia do que é condenável e por outro lado, permitido.

 

Dá o autor uma conotação especial à maneira pela qual o produto e/ou serviço é divulgado através dos temas “publicidade comparativa, enganosa, reprodutiva e imitativa”, demonstrando quais os caminhos a seguir para evitar problemas com os concorrentes.

 

O autor demonstra de maneira muito peculiar que determinados objetos foram suscetíveis de “patente”, mas que mantém o “mesmo visual” poderão ser defendidos quando caracterizados os atos como sendo de concorrência desleal, e, desde – 1990 – já vislumbrava uma proteção para o “visual interno e externo no estabelecimento”.

 

Este é o grande foco desta obra: proteger a sua marca, garantir a sua individualização dentro do mundo dos negócios e tomar todas as medidas cautelares, ações penais e cíveis cabíveis contra quem se apropria da patente e trade dress alheios.

É uma obra inédita, embasada em fatos reais e necessária para todos os departamentos jurídicos de empresas, advogados e empresários em geral.

 

O autor

 

José Carlos Tinoco Soares é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, com especialização em Direito Comercial e Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atua como advogado especializado na área de Propriedade Industrial, Artística e Literária. É titular da empresa Tinoco Soares & Filho Ltda.

 

Obras publicadas

 

• Nome Industrial;

• Direito de Marcas;

• Código da Propriedade Industrial;

• Regime das Patentes e Royaltes;

• Crimes contra a Propriedade Industrial e de Concorrência Desleal;

• Comentários ao Código da Propriedade Industrial;

• Tratado da Propriedade Industrial (marcas);

• Caducidade do Registro de Marca;

• Concorrência Desleal (Publicidade comparativa e enganosa, Visual interno e externo do estabelecimento, Publicidade reprodutiva e imitativa);

• Lei de Patentes, Marcas e Direitos Conexos;

• Processo Civil nos Crimes contra a Propriedade Industrial – Patentes e seus sucedâneos;

• Marcas vs. Nome Comercial – Conflitos;

• Tratado da Propriedade Industrial – Marcas e Congêneres.

 

Para adquirir as obras ligue (11) 5084-5330.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ endurece pena de juiz do RJ que se ausentou 104 dias e cedeu token

11/12/2024

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

CNJ autoriza oficiais de Justiça a registrar buscas de bens e pessoas

11/12/2024

STJ aprova súmula que veda converter flagrante em preventiva de ofício

11/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024

A face oculta do imposto do pecado

10/12/2024