Falecimento
Faleceu hoje, 23/5, em Manaus, o senador Jefferson Peres
Peres foi também professor e advogado. Teve uma longa carreira como vereador em Manaus, sua cidade natal.
Ele ocupava vaga no Senado desde 1995 e exercia seu segundo mandato como senador.
Jefferson Peres nasceu em 1932, na cidade de Manaus/AM. Filho de Arnoldo Carpinteiro Peres e Maria do Carmo Campelo Peres, ele se formou em Direito em 1959 e em Administração de Empresas em 1967.
Péres foi eleito vereador por duas vezes a partir de 1988 e eleito senador pela primeira vez em 1995. Filiou-se ao PDT desde o inicio de 1999 e foi reeleito senador em 2002. Em 2003, o senador se recusou a participar do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, época em que foi escolhido líder da bancada do PDT no Senado.
Logo que chegou ao Senado, para abrir a sessão plenária da última sexta-feira, Garibaldi Alves Filho afirmou que o senador Jefferson Peres era um dos sustentáculos da coluna vertebral do Senado. Ele disse que Peres será sempre lembrado por sua atuação como um combatente em defesa da democracia e da Amazônia.
Referência ética
Na quarta-feira, 21/5, fez seu último pronunciamento em Plenário, quando afirmou que o debate sobre a internacionalização Amazônica deve ser enfrentado com bom humor e que os brasileiros não devem reagir de modo enraivecido a menções a respeito do tema. Na véspera, na ausência do senador José Maranhão - PDMB/PB, Jefferson Peres havia sido designado relator ad hoc da proposta de emenda à Constituição que visa acabar com o nepotismo nos Três Poderes, aprovada, em seguida pela CCJ.
Em sua atuação no Senado, destaca-se, entre outras atividades, o fato de ter sido relator, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, do processo que levou à cassação do ex-senador Luiz Estevão e a atuação como relator da Lei de Responsabilidade Fiscal. O primeiro suplente do senador é Erasmo Lins de Jesus Alfaia.
___________________