Migalhas Quentes

TJ/GO autoriza estudante a se matricular em universidade

22/11/2007


Liminar

TJ/GO autoriza estudante a se matricular em universidade

Por unanimidade, a 3ª Câmara Cível do TJ/GO acompanhou voto do relator, desembargador Felipe Batista Cordeiro e reformou decisão do juízo de Goiânia concedendo, assim, liminar à aluna Isabela Lima Pires, para que ela efetue matrícula no curso de Direito da Universidade Católica de Goiás, mesmo sem ter o certificado de conclusão do ensino médio.

Para o relator, a estudante obteve êxito no vestibular, sendo classificada, o que demonstra sua capacidade para ingressar na universidade. Segundo ele, no ato da inscrição do concurso não foi exigido do vestibulando a conclusão do ensino médio, apenas uma taxa, razão pela qual no momento da matrícula não pode ser exigido tal documento.

Felipe Cordeiro ressaltou que a medida liminar é o meio adequado para evitar riscos de lesão que ameacem a estudante, já que o atraso na prestação jurisdicional poderia tornar ineficaz o direito buscado, por isso a necessidade da concessão da liminar.

Ementa

A ementa recebeu a seguinte redação:

"Agravo de Instrumento. Liminar. Matrícula de aluno aprovado em vestibular sem conclusão do ensino médio. Presença dos pressupostos legais. Merece corrigenda a decisão que nega liminar para efetivação da matrícula de aluno aprovado em vestibular, sem a conclusão do ensino médio, porquanto o atraso na entrega da prestação jurisdicional poderá tornar ineficaz o direito buscado na providência cautelar. Mesmo porque, se a instituição de ensino não exige, no ato da inscrição do vestibular, comprovante de conclusão do ensino médio, bastando, tão somente, o pagamento da taxa de inscrição para realizar o certame, não pode posteriormente, no momento da matrícula, exigir tal documento."

Agravo de Instrumento nº 55781-0/180 (200703324840), de Goiânia. Acórdão de 23 de outubro deste ano.

________________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024