Migalhas Quentes

Estudantes da PUC/SP definem hoje se mantêm invasão da reitoria

8/11/2007


Ocupação

Estudantes da PUC definem hoje se mantêm invasão da reitoria

Os alunos que invadiram a reitoria da PUC/SP na segunda-feira à noite decidem hoje, em horário a definir, se irão manter a ocupação. Eles protestam contra as alterações na estrutura administrativa que a instituição quer implementar.

Na internet, no blog do movimento, o grupo afirma que a reitoria fez um "pedido de reintegração de posse, que foi aceito pelo juiz". "Isto significa que a reitoria da PUC/SP (gestão Maura Pardini Bicudo Véras) escolheu a repressão ao invés de escolher o diálogo." A assessoria de imprensa da PUC/SP não confirma a informação.

Cerca de 150 estudantes que participam do protesto decidiram, em assembléia, reivindicar que não haja a votação da reestruturação, marcada para 12 de dezembro. Segundo eles, não houve discussão suficiente.

Estão em análise na universidade três propostas de reestruturação -da reitoria, do Centro de Educação e da Faculdade de Economia e Administração. A reitoria propõe, entre outras coisas, a criação de institutos, que eliminaria a existência de centros e faculdades. A intenção é agrupar áreas semelhantes de conhecimento, além de integrar a graduação e a pós-graduação -hoje separadas.

Os alunos pedem também a abertura dos livros de contas da universidade, a rematrícula imediata dos inadimplentes e a não punição dos estudantes e apoiadores da ocupação.

Na opinião da assistente da vice-reitoria acadêmica, Sônia Igliare, a invasão é "um ato de violência numa instituição em que as pessoas são respeitadas". Ela pediu que os alunos deixassem a reitoria, garantindo que a negociação continuará depois que eles saírem.

Outra assessora, Neusa Bastos, disse que a invasão tem prejudicado o trabalho na universidade, justamente no período que antecede o vestibular. Apesar da invasão, as aulas continuam normalmente.

Comunicado do vice-reitor, João Décio Passos, afirma que a universidade poderá entrar na Justiça caso ocorram danos ao patrimônio. Também está prevista a punição administrativa dos envolvidos.

_______
___________

Fonte: Folha de S. Paulo
_____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024