OAB/SP
Campanha em defesa do meio ambiente
A Campanha tem uma forte proposta de conscientização, mas pretende, também, unir esforços de entidades, ongs e órgãos públicos no sentido de reunir propostas, difundir experiências, ressaltar a educação ambiental , apoiar iniciativas que estejam dando certo e cobrar políticas públicas mais efetivas na área. Uma das iniciativas práticas será ensinar educação ambiental aos estudantes da rede pública de ensino , dentro do Projeto OAB SP Vai à Escola, através da atuação de 10 mil advogados voluntários, que há 11 anos vêm trabalhando junto aos alunos conceitos de cidadania . "Da mesma forma que os estudantes repassam aos pais os direitos trabalhistas, sociais e políticos, esperamos que capilarizem noções de defesa do meio ambiente", ressalta o presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB SP, Carlos Alberto Sanseverino.
O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, destaca que o planeta já vem sofrendo de forma inequívoca as conseqüências deste modelo de desenvolvimento insustentável e predador, como demonstra o documentário "Uma Verdade Inconveniente", idealizado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que ganhou o prêmio Nobel da Paz de 2007, juntamente com o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) trazendo o tema para o dia-a-dia dos cidadãos e para a pauta de todas as nações. "Também podemos fazer a nossa parte, promovendo a educação ambiental de forma incansável para que as futuras gerações adquiram novos valores e tenham uma transformadora percepção sobre o que é ecologicamente correto", afirmou D'Urso.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, avalia que OAB/SP, enquanto representante da sociedade civil, que se antecipou a muitas empresas e organizações, ao criar 10 anos atrás uma comissão especialmente para tratar do tema, não poderia deixar de trazer a sociedade para o debate e alertar a todos sobre a necessidade imperiosa de proteger o planeta. "Seja adotando atitudes positivas, desde as mais comezinhas, como recolher o lixo e óleo de cozinha para a reciclagem, até debater questões complexas, como a emissão de gases poluentes e as mudanças climáticas", afirma Sanseverino. Ao longo da campanha, ressalta, a OAB/SP também pretende receber todos os tipos de denúncias envolvendo o meio ambiente.
Na avaliação de Márcia Machado Melaré, vice-presidente e coordenadora da Campanha, esse debate passa, necessariamente, pela esfera jurídica, uma vez que existe no Brasil um extenso e moderno arcabouço legal para questões ambientais que nem sempre é observado. Ela destaca, entre outras violações recorrentes, a queima de combustíveis fósseis - gasolina e diesel - nem sempre dentro dos padrões legais e uma frota automotiva sem vistoria técnica; o desmatamento e a queimada de florestas; colheita de cana-de-açúcar precedida de queimada. "São práticas à margem da lei, que contribuem para a geração de gases do efeito estufa", diz Melaré.
-
Serviço
Data: Quarta-feira - 31/10
Horário: 10h
Local: OAB/SP - Praça da Sé, 385 - 1 andar.
__________________
________________