Migalhas Quentes

CCJ do Senado analisa projeto que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina

X

23/10/2007


Senado

CCJ analisa projeto que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina

Está na pauta da CCJ um projeto de lei que restringe a venda - e proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina e em suas respectivas lojas de conveniência. A matéria, de autoria do senador Marcelo Crivella, tem como relator o senador Tasso Jereissati - PSDB/CE, que concedeu voto favorável à PLS 148/03 (clique aqui), mas com a apresentação de uma emenda.

O texto original previa que "fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas em condições de consumo imediato em postos de gasolina, inclusive em lojas de conveniência instaladas dentro do perímetro dos mesmos". Já a emenda de Jereissati prevê que "ficam proibidas a comercialização e a ingestão de bebidas alcoólicas destiladas ou aquelas cuja temperatura permita o consumo imediato em postos de gasolina e nas respectivas lojas de conveniência".

De acordo com a assessoria de Jereissati, itens como uísque e cachaça seriam classificados como bebidas alcoólicas destiladas, enquanto cerveja gelada e vinho estariam incluídos entre as bebidas "cuja temperatura permita o consumo imediato". Dessa forma, postos de gasolina e lojas de conveniência poderiam continuar a vender esses produtos, desde que o consumo não ocorra imediatamente e nem no próprio local.

Ao defender seu projeto, Crivella afirma que é necessário adotar medidas para evitar os acidentes de trânsito, o que exigiria ações que "dificultem a comercialização e evitem o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente em locais para onde se dirige grande número de motoristas, como é o caso dos postos de abastecimento".

O senador argumenta ainda que é "incompatível a tolerância hoje experimentada [em relação à venda de bebidas alcoólicas] com os esforços e gastos que vêm sendo despendidos em campanhas para desestimular o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas em trânsito".

A proposta tramita na CCJ para análise em decisão terminativa. A comissão reúne-se nesta quarta-feira, a partir das 10h, na sala 3 da Ala Alexandre Costa.

_____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

STJ julga regras sobre intimação pessoal em multa por descumprimento

21/12/2024

Artigos Mais Lidos

Securitização de recebíveis no Estado do Rio de Janeiro: Oportunidade fiscal ou desafio futuro?

20/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

PLP 108/24 - ITCMD - Tributação da distribuição desproporcional de dividendos

21/12/2024

A alienação fiduciária por contrato particular sem a necessidade de escritura pública

20/12/2024