Sabatina
Ministro Carlos Alberto Menezes Direito foi indicado por Lula
O ministro integra o STJ desde junho de 1996, vindo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, estado no qual se radicou após sair de seu estado natal, o Pará. No Tribunal, integra a Terceira Turma, a Segunda Seção e a Corte Especial.
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro, título que conquistou em 1968, o ministro formou-se bacharel em Direito pela mesma Universidade, três anos antes – 1965. Atualmente, ele é professor titular do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade onde começou sua vida acadêmica.
Antes de chegar à magistratura, em 1988, o ministro advogou no Foro do Rio de Janeiro e ocupou vários cargos públicos, entre eles o de presidente da Casa da Moeda do Brasil, no biênio 1985/1987, e secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, nos anos de 1987 e 88.
No Estado do Rio de Janeiro, o ministro foi, ainda, chefe do gabinete do prefeito da capital nos anos de 1979 e 1980, membro do Conselho da Sociedade Civil mantenedora da Pontifícia Católica daquele estado, presidente da Fundação de Artes do Rio de Janeiro e membro do Conselho Estadual de Cultura. No Poder Executivo Federal, foi chefe de gabinete do ministro de Estado de Educação e Cultura entre 1975 e 1978.
O ministro Carlos Alberto Direito foi presidente do Conselho Nacional de Direito Autoral - CNDA e tem várias obras e artigos científicos publicados em livros e revistas diversas.
_________________