Migalhas Quentes

TJ/SP converte faltas injustificadas de professora afastada por covid-19

Colegiado garantiu que o período será considerado para aposentadoria e que valores descontados indevidamente serão restituídos.

28/1/2025

O TJ/SP, por meio da 6ª câmara de Direito Público, manteve a decisão da 1ª vara da Fazenda Pública da Capital, proferida pelo juiz Luiz Fernando Rodrigues Guerra, e converteu faltas injustificadas de professora estadual, que contraiu covid-19, para licença para tratamento de saúde. O colegiado afirmou que o período do afastamento será considerado como dias trabalhados para fins de aposentadoria, e a Fazenda Pública de São Paulo deverá restituir eventuais valores descontados indevidamente.

Conforme os autos do processo, a professora precisou se licenciar do trabalho por aproximadamente cinco meses devido às sequelas da covid-19. Em decorrência de problemas na documentação apresentada, o departamento de perícias médicas do estado negou a contagem integral do período como afastamento para tratamento de saúde, e as ausências da professora foram registradas como faltas injustificadas.

Professora precisou se ausentar devido a sintomas de covid.(Imagem: Pixabay)

A desembargadora Tânia Ahualli, relatora do recurso, destacou em seu voto que não há divergências nos autos entre as conclusões da perícia estadual e a realizada no processo. As negativas da perícia administrativa ocorreram exclusivamente por questões formais, devido à apresentação de atestados ilegíveis ou com datas divergentes.

Em momentos anteriores e posteriores a negativa a licença foi concedida quando a documentação estava em ordem. Não houve nenhum exame físico que dissesse que a autora tinha capacidade laborativa. Em outras palavras, a negativa foi mesmo ilegal, pois com base em elementos formais disse que a autora podia trabalhar quando na verdade havia plena incapacidade, confirmada pela perícia judicial e pelas perícias administrativas que ocorreram nos casos em que a documentação estava regular”, salientou.

Confira aqui o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Servidor que faltava por depressão será reintegrado ao trabalho na PF

14/4/2021
Migalhas Quentes

Universidade tem autonomia para negar abono de faltas a estudante de medicina

17/2/2019
Migalhas Quentes

Falta justificada por atestado médico deve ser abonada por universidade

31/10/2016

Notícias Mais Lidas

Advogado toma café com cliente e rebate acusação de atuação predatória

8/4/2025

Em 58, homem fingiu ser juiz, fugiu com armas e zombou da Justiça

6/4/2025

TJ/SP valida taxa de 2% no cumprimento de sentença

7/4/2025

Homem usa advogado criado por IA e é repreendido por juíza: “não gosto de ser enganada”

8/4/2025

Caso de advogada comparada a “cadela” fica parado e pode prescrever

6/4/2025

Artigos Mais Lidos

Posso pagar INSS retroativo? Entenda como e quando pagar!

8/4/2025

A responsabilidade pelo IPTU na alienação fiduciária: Recente decisão do STJ e seus reflexos práticos

7/4/2025

O banco pode cobrar tarifa de manutenção em conta?

6/4/2025

Novos meios de comunicação processual: Domicílio Judicial Eletrônico, Diário de Justiça Eletrônico Nacional e Domicílio Eletrônico Trabalhista

7/4/2025

“A quem interessa enfraquecer a Defensoria Pública?” Simetria constitucional, projeto da atividade de risco e o fortalecimento do acesso à Justiça

8/4/2025