Migalhas Quentes

Homem é condenado por pichar "vandalismo" em muro de escola pública

Réu foi condenado a pagar três salários-mínimos pela pichação do muro da Escola Municipal em Manaus.

19/9/2024

juiz titular da vara do Meio Ambiente de Manaus/AM, Moacir Pereira Batista, condenou um homem ao pagamento de três salários-mínimos por ter sido flagrado pichando o muro frontal de escola municipal. O delito de pichação é previsto no artigo 65 da lei de crimes ambientais (9.605/98).

De acordo com os autos, o réu foi abordado por policiais enquanto pichava o muro da escola, sem oferecer resistência. As imagens da pichação foram registradas e um boletim de ocorrência foi autuado no departamento integrado de polícia.

Durante o depoimento, o réu afirmou que, ao passar pelo local, notou um desenho já grafitado no muro e, ao abrir sua bolsa, pegou uma lata de tinta spray e escreveu a palavra "vandalismo". Nesse momento, foi abordado por viatura policial e levado à delegacia.

Homem flagrado pichando muro de escola pública é condenado.(Imagem: Divulgação/TJAM)

A primeira audiência do caso foi marcada, porém, o réu não compareceu, mesmo após ser devidamente intimado. Ao longo do processo, o MPE/AM apresentou denúncia, mas o réu não foi localizado para ser formalmente informado. Posteriormente, descobriu-se que ele havia mudado de endereço sem notificar a Justiça.

Após diversas tentativas frustradas de localizá-lo, o MPE/AM descobriu que o réu residia em outro Estado e o intimou para uma audiência virtual. No entanto, o réu não participou, e a audiência de instrução e julgamento foi realizada sem sua presença, com o depoimento das testemunhas. O juízo decretou a revelia do réu devido à sua mudança de endereço sem comunicação oficial.

A Defensoria Pública do Amazonas assumiu a defesa do acusado, e o Ministério Público reiterou seus argumentos, pedindo a condenação definitiva. O valor a ser pago pelo réu será destinado a um fundo de valorização do meio ambiente, após o trânsito em julgado do processo.

O TJ/AM não informou o número do processo.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TJ/SP conclui que homem fez grafite e absolve do delito de pichação

14/8/2023
Migalhas de Peso

Descriminalização do grafite completa 10 anos

27/5/2021
Migalhas de Peso

A pichação e o crime ambiental

3/2/2017

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024