Migalhas Quentes

Resultado do Sorteio da obra "Comparação dos Sistemas Tributários Brasileiro e Alemão"

A obra celebra os 200 anos da imigração alemã no Brasil.

22/8/2024

 A obra "Comparação dos Sistemas Tributários Brasileiro e Alemão", coordenado por Ana Claúdia Akie Utumi, Gerrit Frotscher, Vera de Hessele e Marco Antonio Veríssimo Teixeira membro do Comitê Gestor do Grupo de Estudos Tributários Brasil Alemanha, conta com a participação dos sócios do escritório Pinheiro Neto Advogados, Luiz Roberto Peroba e Andrea Mascitto. O livro celebra os 200 anos da imigração alemã no Brasil. 

Organizado pelo GET - Grupo de Estudos Tributário Brasil Alemanha, incluindo apoio do IBDT - Instituto Brasileiro de Direito Tributário e seus pares alemães do IIFS - International Tax Institute, da Universidade de Hamburgo, bem como da HBS - Universidade Municipal de Ciências Aplicadas de Bremen, a obra trata dos sistemas fiscais brasileiro e alemão, fornecendo uma comparação de alto nível do ambiente tributário de ambos os países, mostrando suas semelhanças e diferenças, abordando questões tais como legislações gerais, tipos de impostos, regras antievasão fiscal, intercâmbio de informações, processos tributários (fase administrativa e judicial) e tendências futuras em ambas as jurisdições. 

Originalmente intitulado "Comparison of the Brazilian and German Tax Systems", o livro foi escrito por 80 especialistas que são referência no meio acadêmico e em suas respectivas áreas de atuação e retratam os debates havidos entre si ao longo de um ano. Entre eles estão consultores tributários, advogados, auditores fiscais e membros do Poder Judiciário de ambos os países.

Sorteio da obra "Comparação dos Sistemas Tributários Brasileiro e Alemão"(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre os organizadores: 

Ana Claúdia Akie Utumi é doutora em Direito Econômico (USP), Mestre em Direito Tributário (PUC/SP), MBA em Finanças (IBMEC Insper/SP), bacharelado em Direito (USP) e Administração de Empresas (FGV).  Empresária e Professora convidada no MBA FIPECAFI, do Curso de LL.M em Tributação Internacional da Universidade de Zurique, pesquisadora da Escola de Direito da FGV de São Paulo no Projeto Macrovisão do Crédito Tributário.

Gerrit Frotscher é doutor em Direito Tributário (U.Gottingen), Graduado em Direito (U.Fankfurt e Gottingen). Especialista em Direito Tributário Internacional com passagem pela Deutsche Shell, Professor da Universidade de Hamburgo e Conselheiro Senior na Admnistração de Finanças do município de Hamburgo. Autor de diversas publicações sobre Legislação Tributária Corporativa, Comercial e Internacional.

Vera de Hessele é doutora em Direito Tributário (U.Hamburg), Especialista em Direito Tributário (OLG Bremen), Graduada em Direito (U.Koln). Professora de Direito Tributário e Econômico (H.Bremen), Consultora Fiscal e Gestão, e Membro do Conselho de Administração da Escola Internacional de Graduação e Profissionalização da Universidade de Ciências Aplicadas de Bremen. 

Marco Antonio Veríssimo Teixeira é doutor em Direito Tributário (USP), Mestre em Administração Tributária (UNED/IEF-Espanha), especialista em Direito do Estado (ESPGE) e em Direito Tributário (USP), bacharel em Direito (USP) e engenheiro Elétrico (USP). Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas da Secretaria da Fazenda e do Planejamento do Estado de São Paulo e professor de Direito Tributário em cursos de pós-graduação.

-----

Ganhadores da obra:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado toma café com cliente e rebate acusação de atuação predatória

8/4/2025

Em 58, homem fingiu ser juiz, fugiu com armas e zombou da Justiça

6/4/2025

TJ/SP valida taxa de 2% no cumprimento de sentença

7/4/2025

Homem usa advogado criado por IA e é repreendido por juíza: “não gosto de ser enganada”

8/4/2025

Caso de advogada comparada a “cadela” fica parado e pode prescrever

6/4/2025

Artigos Mais Lidos

Posso pagar INSS retroativo? Entenda como e quando pagar!

8/4/2025

A responsabilidade pelo IPTU na alienação fiduciária: Recente decisão do STJ e seus reflexos práticos

7/4/2025

O banco pode cobrar tarifa de manutenção em conta?

6/4/2025

Novos meios de comunicação processual: Domicílio Judicial Eletrônico, Diário de Justiça Eletrônico Nacional e Domicílio Eletrônico Trabalhista

7/4/2025

“A quem interessa enfraquecer a Defensoria Pública?” Simetria constitucional, projeto da atividade de risco e o fortalecimento do acesso à Justiça

8/4/2025