Migalhas Quentes

Videocast Pontos & Vistas estreia segunda temporada

Sergei Cobra, advogado criminalista, é o novo apresentador do programa e vai conduzir as entrevistas com personalidades do mundo jurídico.

25/6/2024

A OAB/SP estreou, nesta segunda-feira, 24, a segunda temporada do videocast Pontos & Vistas. Esta temporada vem com novidades: Será apresentada pelo advogado criminalista Sergei Cobra nos estúdios da Ordem paulista. Ele vai receber grandes nomes do mundo jurídico para debater temas relevantes do Direito, tendências do mercado e os desafios da advocacia, sempre em diálogo com os temas emergentes no Brasil. 

No episódio de estreia, o bate-papo é com Patricia Vanzolini e Leonardo Sica, presidente e vice-presidente da OAB/SP e apresentadores da primeira temporada. "É uma espécie  de passagem de bastão. É uma honra apresentar o programa da OAB/SP, um dos pilares de sustentação do Estado Democrático de Direito", afirmou Sergei Cobra.

Vanzolini e Sica falam sobre prerrogativas da advocacia, os direitos assegurados no exercício da profissão, e contam experiências pessoais como advogados criminalistas sobre o relacionamento com o judiciário nos tribunais. A presidente da OAB/SP, por exemplo, disse que teve que fazer o uso das palavras "pela ordem" em um julgamento porque o relator deu uma informação errada, sobre algo que não existia no processo. "Se eu não tivesse feito a intervenção 'pela ordem' isso poderia ter mudado o resultado do julgamento", ressaltou Vanzolini.

O uso das palavras "pela ordem" nos tribunais está previsto no artigo 7º do Estatuto da Advocacia. "O 'pela ordem' tem um sentido funcional, a gente não pede 'pela ordem' porque a gente é mal educado, a gente pede quando precisa corrigir um erro material ou quando precisa rebater uma ofensa", explicou a presidente da OAB/SP.

Leonardo Sica revelou uma tática pessoal para ter mais segurança durante as audiências, especialmente nos primeiros anos de profissão. "Eu imprimia em uma página o artigo 7º, destacando os incisos que eu imaginava que precisaria usar, e deixava na minha mesa porque aquilo me trazia segurança em um momento de enfrentamento, em que a gente fica muito nervoso", contou.

Sica falou também sobre a iniciativa da Escola de Prerrogativas da OAB/SP, que tem o objetivo de informar a advocacia paulista a respeito dos direitos assegurados por lei para o exercício da profissão. Na entrevista, ainda foram destacados outros projetos da OAB/SP no âmbito da defesa das prerrogativas, como a digitalização do sistema de denúncias, que deu mais celeridade aos processos, o programa "Reação Imediata, Tolerância Zero" e a Procuradoria de Honorários.

Convidados ilustres

A segunda temporada do programa Pontos & Vistas tem outros convidados confirmados, como o advogado Irapuã Santana, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP, que vai falar sobre acesso à justiça, e o especialista em Direito do Trabalho Otávio Pinto e Silva, que debate a inteligência artificial no mercado de trabalho. Ministros do STJ e especialistas renomados em diferentes áreas do Direito também estão na lista de convidados. Os episódios vão ao ar toda segunda-feira, no canal da OAB/SP no YouTube. 

Videocast Pontos & Vistas estreia segunda temporada com apresentação de Sergei Cobra.(Imagem: Reprodução/Youtube)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Empresa indenizará por dispensa abusiva de funcionário depressivo

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025