Migalhas Quentes

Pequenas empresas e o cadastro no domicílio judicial eletrônico

Registro se torna importante para comunicação eficiente e modernização do sistema judicial brasileiro.

14/6/2024

As microempresas, empresas de pequeno porte e MEIs - microempreendedores individuais têm até o dia 30/9/24 para se cadastrarem no Domicílio Judicial Eletrônico. Este prazo foi estabelecido pela portaria da presidência 178, de 23/5/24 que visa assegurar que todos os empreendimentos enquadrados como microempresas, empresas de pequeno porte e MEIs cumpram com as exigências legais de registro no Domicílio Judicial Eletrônico.

Este registro é essencial para garantir a comunicação eficiente entre os órgãos judiciais e as empresas, facilitando a tramitação de processos e a notificação de decisões judiciais. De acordo com a resolução 455/22, o Domicílio Judicial Eletrônico serve como um canal oficial de comunicação entre o Poder Judiciário e os cidadãos, substituindo a necessidade de notificações físicas e contribuindo para a modernização e a celeridade do sistema judicial brasileiro.

"O Domicílio Eletrônico pelo CNJ representa um avanço significativo, pois permite uma comunicação mais eficiente e transparente, contribuindo para a celeridade da Justiça", comenta a diretora de Inteligência de Dados da E-Xyon, Eliane Simas. A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo para digitalizar e desburocratizar o acesso à justiça, proporcionando maior eficiência e transparência nos processos judiciais.

A E-Xyon Legal Data disponibiliza recursos e orientações para auxiliar os empresários no processo de cadastro. É essencial que os responsáveis por microempresas, empresas de pequeno porte e MEIs fiquem atentos a esse prazo e procurem se informar adequadamente sobre os passos necessários para o registro no Domicílio Judicial Eletrônico, garantindo assim a regularidade e a conformidade de suas operações.

A E-Xyon Legal Data disponibiliza recursos e orientações para auxiliar os empresários no processo de cadastro do DJE.(Imagem: Freepik)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Procurador que cuspiu em funcionária faz acordo e pede perdão: “não sou monstro”

18/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Juiz considera que apelido de "capivara" a trabalhadora não é ofensivo

18/7/2024

Servidor com problemas psiquiátricos demitido por faltas será reintegrado

19/7/2024

Servidor devolverá quase meio milhão ao erário por benefício indevido

19/7/2024

Artigos Mais Lidos

STJ altera a metodologia de cálculo de tarifa para condomínios sem hidrômetro individualizado

19/7/2024

Recuperação judicial fraudulenta

18/7/2024

Planejamento sucessório: Regime da separação de bens convencional não afasta o cônjuge da qualidade de herdeiro

18/7/2024

Bula digital de medicamentos: Uma análise crítica sobre a recente decisão da Anvisa

18/7/2024

Alterações na cessão de direitos creditórios e no CTN

19/7/2024