Sorteio de obra
Migalhas teve a honra de sortear três exemplares da obra "Do Direito à Democracia" (Lúmen Júris, 231 p.) escrita e generosamente oferecida por Fernando Barbalho Martins. Confira os vencedores abaixo.
Sobre a obra:
Sem perder de vista o cunho técnico-jurídico inerente ao esclarecimento "das inovações doutrinárias que vêm transformando o Direito Público brasileiro para demonstração das incongruências da legislação e da jurisprudência político-eleitorais do país", o autor-egresso do movimento estudantil e que se engajou na campanha pelo impeachment de Fernando Collor – utiliza-se de uma linguagem de fácil compreensão, capaz de elucidar dúvidas e contribuir para formar opinião acerca dos processos que envolvem a escolha dos nossos representantes políticos, tornando o livro um atrativo instrumento de reflexão.
Nas 231 páginas que compõem a obra lançada pela Editora Lúmen Júris, Barbalho também coloca em questão "a timidez do Poder Judiciário que não tem hesitado em invadir a esfera administrativa para inverter, muitas vezes corretamente, prioridades de diversos programas governamentais, mas que se retrai na condenação da infidelidade partidária e dos históricos de improbidade de inúmeros candidatos e detentores de mandatos políticos". E por fim, propõe parâmetros doutrinários para a delimitação do direito a um Estado Democrático, discute os vícios que vão da desigualdade do valor dos votos dos brasileiros à ficção dos domicílios eleitorais dos candidatos e sugere reflexões acerca de possíveis soluções concretas para cada uma das situações descritas.
“O lançamento não poderia encontrar momento mais oportuno: enquanto nossos vizinhos latino-americanos voltam a flertar com a tentação salvacionista do caudilhismo, novos escândalos revelam as raízes da corrupção em nosso país e nos levam a descrer, cada vez mais, de nossos representantes e a vislumbrar a necessária e urgente aprovação de uma reforma política. Este livro é uma profissão de fé na democracia, indo buscar no Estado de Direito criado pela Constituição de 1988 as ferramentas para a superação dos vícios partidários e eleitorais que ciclicamente desviam o país da normalidade política”, esclarece Barbalho.
Sobre o autor:
_______
- Luis Renato Martins de Almeida, do escritório MAM Advogados Associados, de Curitiba/PR.
- Daniel Thiago da Silva, de Patos de Minas/MG.
- Eduardo Fortunato Bim, da Unilever, de Campinas/SP.