Migalhas Quentes

Renato Mandaliti participa do "8º Fórum Contencioso e Estratégico"

Evento ocorreu em SP, dias 22 e 23/5.

4/6/2024

Nos últimos 20 anos, a advocacia tradicional passou por uma transformação significativa. Embora ainda esteja presente, a advocacia tradicional e burocratizada está em declínio, dando lugar a uma nova forma de prática jurídica. Com a infusão da IA cada vez maior, essa nova advocacia exige dos profissionais uma abordagem diferente, mais alinhada às demandas modernas e às expectativas dos clientes.

Durante o "8º Fórum Contencioso de Massa e Estratégico – Cases e Inovações para Gestão", que aconteceu dias 22 e 23/5, em São Paulo, Renato Mandaliti (Mandaliti) apresentando o case "A Jornada da Bradesco Seguros na Transformação Jurídica da Área de Saúde". Durante o mesmo painel, Manuela Cardoso e André Altieri, gerentes jurídicos da Bradesco Saúde, apresentaram dados sobre o mercado de seguros de saúde no país.

De acordo com o advogado Renato Mandaliti , "a advocacia tradicional, como a que conhecemos há duas décadas, está morrendo e a simples capacitação processual já não é suficiente. É essencial que o advogado entenda o negócio do cliente. E mais do que isso, ele precisa estar próximo do cliente para captar a real essência do negócio"

A advogada Manuela Cardoso, gerente jurídico da Bradesco Saúde, reforça ainda que "apenas entender os aspectos legais não é mais suficiente, mas também ter insights a partir de dados estruturados e utilizar métodos de trabalho que aproximem o profissional jurídico do cliente, tornando-se parceiros estratégicos, compreendendo suas operações e necessidades específicas". Afinal, a proximidade deste profissional com o cliente permite uma melhor compreensão das suas expectativas e uma atuação mais eficaz.

A crescente utilização da IA no ecossistema jurídico tem causado imenso impacto na evolução do setor. Desde sua "aprovação" na prova da primeira fase da OAB, o ChatGPT tem preocupado muitos profissionais que se surpreenderam com a capacidade de criação da ferramenta e agora temem ser substituídos. Isto porque a IA consegue criar petições, redigir contratos e minutas, levando advogados e estudantes a se questionarem sobre como será o futuro do direito. "Na área do contencioso de massa, por exemplo, que é a área do Direito que envolve a gestão e o tratamento de um grande volume de processos judiciais que possuem características semelhantes, a tecnologia de automação já tem sido usada em grande escala", explica Mandaliti.

Neste sentido, a ferramenta está maximizando a capacidade de processar grandes volumes de dados de maneira rápida: "A IA, customizada e eficiente, vem transformando a forma como os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos das grandes empresas lidam com esses casos", completa a gerente da Bradesco Saúde.

Case "A Jornada da Bradesco Seguros na Transformação Jurídica da Área de Saúde" foi apresentada por Renato Mandaliti, Manuela Cardoso e André Altieri.(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024