O escritório Mattos Filho lança o Pulso, seu novo relatório integrado. A grande novidade deste ano é a integração entre os relatórios anual e social, com o objetivo de unir informações nas três frentes ESG. O Pulso traz conteúdos multimídia que detalham as ações relacionadas a governança, gestão de pessoas, negócios no Brasil e no mundo, inovação, sustentabilidade e diversidade, entre outros temas.
A publicação é pautada pela interatividade a fim de gerar conexão com clientes e parceiros e reforça o compromisso do escritório com a transparência na divulgação dos resultados financeiros e principais iniciativas institucionais de 2023. O Mattos Filho é o único escritório brasileiro a divulgar sua receita bruta anualmente e o único brasileiro listado no ranking The Global 200, da instituição The American Lawyer, entre as 200 firmas com maior receita no mundo.
"Está na cultura do Mattos Filho o foco em antecipar tendências e inovar em todas as nossas frentes de atuação para ajudar a impulsionar nossos clientes à liderança de seus mercados, ao transformar desafios jurídicos em oportunidades de negócios. Isso se reflete também na forma como nos comunicamos. Nesse sentido, buscamos apresentar aos nossos clientes e à sociedade um relatório que valoriza a conexão e o poder do coletivo. Essas são algumas das competências mais valiosas do Direito e do nosso escritório", destaca Pedro Whitaker de Souza Dias, sócio-diretor do Mattos Filho.
Análises de mercado exclusivas para clientes e ações institucionais
A cultura de colaboração e a governança institucionalizada do escritório são destaque do relatório, que traz um conteúdo especial sobre a recente transição de gestão do Mattos Filho. Em abril, Pedro Dias assumiu a posição de sócio-diretor antes ocupada por Roberto Quiroga. Os dois sócios dividem com os clientes detalhes sobre esse novo momento do Mattos Filho em um bate-papo descontraído gravado em vídeo.
Além disso, o Pulso apresenta uma série de reportagens, em texto ou vídeo, sobre os principais temas de negócios em 2023 e que ainda seguirão em alta em 2024, como Transição Energética, Reforma Tributária, Mercado de Criptoativos, o boom na área de reestruturação e recuperação judicial, grandes casos judiciais e arbitrais, entre outros. Em todos os conteúdos, os sócios especialistas trazem insights e análises exclusivas para manter os clientes bem-informados sobre os desafios jurídicos atuais em diversos setores da economia.
A publicação detalha ainda os compromissos e ações para o desenvolvimento sustentável, bem como as iniciativas realizadas pelo ecossistema social do escritório, formado pela prática Mattos Filho 100% Pro Bono, a área de Cidadania corporativa e o Instituto Mattos Filho.
No pulso dos novos tempos: O poder do coletivo
O conceito e desenvolvimento do novo relatório integrado foi elaborado pelo time de Comunicação do Mattos Filho em parceria com a Interbrand. A palavra "pulso" vem do latim ("pulsus"), que, dentre seus significados, é aquilo que gera impulso, abalo, movimento. Além disso, no sentido figurado, quer dizer aquele que tem vigor, força e caráter. Essas definições serviram de inspiração para o nome da publicação, que também faz referência ao coração, pois os resultados e feitos do escritório são derivados de um organismo vivo, que é a coletividade formada por todos os profissionais.
O formato inovador é outro destaque desta edição, pois é baseado em uma leitura não linear e cíclica, que tem o objetivo de oferecer autonomia e interatividade no consumo da informação, uma vez que o leitor pode escolher por qual assunto quer começar, qual tema ele se interessa mais e qual ordem de leitura quer seguir.
"O Pulso Mattos Filho não apenas adota um novo formato, mas representa uma nova era para o escritório, fortalecendo seu legado, gestão e visão integrada para negócios e sociedade. A integração é o eixo central de todo o conteúdo, convidando o leitor a explorar os tópicos de forma interativa, rompendo com a lógica linear e de via única. Essa abordagem reflete o exercício colaborativo que guia as ações do escritório e dá o tom dessa marca que pulsa no ritmo dos novos tempos", explica Cris Scaff, gerente de estratégia Interbrand Latam.
A publicação virtual, criada a partir do conceito mobile first, busca ainda trazer uma melhor experiência de navegação em smartphones, já que o consumo de informação via celular se tornou parte do dia a dia de todos.
"Além da expressão do conceito de ‘pulso’, o design do novo relatório traz desde sua concepção uma experiência totalmente orientada para o digital, com uma estética minimalista, trazendo o conteúdo para o foco através dos elementos visuais que representam a marca Mattos Filho", explica o diretor criativo da Interbrand, Gil Bottari.
Mattos Filho em números em 2023
Seguindo o compromisso do Mattos Filho com a transparência, além dos resultados financeiros, confira alguns números que marcaram o ano de 2023:
- R$ 1,4 bilhão em receita bruta;
- R$ 6,2 milhões pago a projetos via leis de incentivo fiscal ou recursos diretos;
- 196 prêmios de diretórios jurídicos internacionais para as áreas de atuação e institucionais (5 institucionais e 191 de práticas)
- Mais de 17 mil horas dedicadas à atuação pro bono.