Migalhas Quentes

Juiz nega ação por falta de comprovação de improbidade administrativa

Juiz afirmou que o MP não produziu qualquer prova documental suplementar que comprove a prática ilícita.

12/4/2024

O juiz de Direito Gustavo Schlupp Winter, da 2ª vara de Barra Velha/SC, negou ação do MP de improbidade administrativa por suposto esquema de desvio de dinheiro público. Para o magistrado, não ficou suficientemente comprovada a prática devido a documentação frágil e incompleta.

O caso trata de ação de improbidade administrativa formulada pelo MP imputando a empresas por supostamente envolvimento em esquema de desvio de dinheiro público.

Em análise, o magistrado ressaltou que o MP buscou comprovar as alegações apenas com a documentação frágil e incompleta que instruiu a petição inicial.

Ainda, o juiz considerou que, no curso da instrução, o MP não produziu qualquer prova documental suplementar, e nenhuma das testemunhas arroladas indicou a prática de ato ilícito.

“As defesas ofereceram versões robustas e farta prova documental, demonstrando a regularidade das contratações impugnadas, além de comprovar que nas licitações realizadas na modalidade convite houve a devida publicização do instrumento convocatório, em observância ao art. 22, §3º, da lei 8.666/93.”

Assim, por não ter sido suficiente comprovada a prática de ato de improbidade administrativa, o juiz julgou a demanda como improcedente.

Juiz nega ação por falta de comprovação de improbidade administrativa.(Imagem: Freepik)

O escritório Silva & Silva Advogados Associados atua na causa.

Confira aqui a sentença.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juíza nega ilegalidade em contrato da Eletropaulo com Estado de SP

19/10/2023
Migalhas Quentes

TRF-1 anula condenações por improbidade baseadas em dolo genérico

19/10/2023
Migalhas Quentes

Lei de improbidade administrativa: Entenda artigos vetados por Moraes

6/1/2023
Migalhas Quentes

Moraes suspende artigos da lei de improbidade administrativa

28/12/2022

Notícias Mais Lidas

Advogado vê parcialidade, grava audiência e juiz se declara suspeito

22/4/2025

TST: Anulada justa causa de bancária que fazia crossfit durante licença

22/4/2025

Conclave: Entenda como funciona a eleição de um novo Papa

21/4/2025

União homoafetiva e aborto: O legado pastoral de Papa Francisco

21/4/2025

PF investiga fraude de R$ 6,3 bilhões no INSS; Justiça afasta presidente

23/4/2025

Artigos Mais Lidos

É agora ou nunca. A janela que se abriu com a IA generativa não vai durar para sempre

22/4/2025

Holding patrimonial: Benefícios, economia tributária e por que fazer agora

22/4/2025

STF reforça a licitude da terceirização em atividade-fim e suspende todas as ações envolvendo o tema “pejotização”

22/4/2025

10 informações jurídicas essenciais acerca do inventário

21/4/2025

Permuta e locação registrada: Limites do Direito de preferência do locatário

22/4/2025