Migalhas Quentes

Congresso Brasileiro de Direito Marítimo e Portuário acontece no ES

Evento acontece hoje e amanhã em Vitória. Painel sobre como evitar custos extras com containers foi moderado por Diogo Nolasco, do escritório Lopes Pinto Advogados Associados.

11/4/2024

Acontece hoje e amanhã, em  Vitória/ES, o "VII Congresso Brasileiro de Direito Marítimo e Portuário", realizado pela Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM). O advogado Diogo Nolasco, do escritório Lopes Pinto Advogados Associados, foi moderador do 3º painel "Demurrage e detention de container", hoje, às 14h30.

No painel foram debatidas a natureza jurídica e a modalidade de cobrança da demurrage, palavra usada no transporte marítimo em processos de importação para designar a taxa cobrada de empresas que utilizam um contêiner por um período maior do que o contratado junto ao armador. Os aspectos relacionados à detention, que designa a multa cobrada de empresas que retiram um container vazio do terminal para ser utilizado em processos de exportação e este não retorna ao porto no prazo acordado, também foram trazidos para o debate.

Diogo Nolasco ressaltou que as empresas precisam observar diversos controles relacionados ao período de uso dos containers, para que não tenham que arcar com custos extras. "As empresas precisam estar atentas ao tempo de carregamento e descarregamento da mercadoria assim como para o prazo de conferência de documentação das mercadorias. As taxas de demurrage e detention podem ser muito altas e prejudicar o processo de importação ou exportação", alerta.

Diogo Nolasco moderou o 3º painel "Demurrage e detention de container".(Imagem: Divulgação)

 

Confira a programação, clique aqui.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ suspende mudança no sistema de intimações processuais

16/3/2025

STF dispensa requerimento prévio para isenção de IR por doença grave

15/3/2025

TRT-5 nega indenização a empregado lesionado por seu cão em home office

17/3/2025

Juíza aplica nova lei e dispensa advogado de custas antecipadas

17/3/2025

Juiz limita descontos de empréstimo, garantindo sustento de devedor

15/3/2025

Artigos Mais Lidos

Novos precedentes - Teses jurídicas vinculantes do TST

17/3/2025

Restrições para aquisição de terras por estrangeiros no Brasil

17/3/2025

Os desafios regulatórios de 2025 para os planos de saúde

17/3/2025

São inconstitucionais as diferenciações nos prazos de licença parental

17/3/2025

O desafio do atendimento ao cliente: Humanização em tempos de IA

17/3/2025