Migalhas Quentes

Morre o advogado José Roberto Covac, aos 63 anos

Advogado referência em Direito Educacional, Covac, como era carinhosamente conhecido, deixou uma marca indelével na educação brasileira.

5/4/2024

Faleceu, nesta quinta-feira, 4, em Mogi das Cruzes/SP, o advogado José Roberto Covac, aos 63 anos. Advogado referência em Direito Educacional, Covac, como era carinhosamente conhecido, deixou uma marca indelével na educação brasileira.

O velório e enterro serão realizados em Ferraz de Vasconcelos/SP, nesta sexta, 5. O velório acontecerá das 8h às 10h, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, Igreja Matriz (Rua Getúlio Vargas, 250). O enterro será às 10h30, no Cemitério da Saudade (Rua da Saudade, 475).

Covac deixa sua mulher Iara e seus filhos José Roberto Junior, Fernando e André, além dos netos Thiago e Catarina.

José Roberto Covac era sócio da Covac – Sociedade de Advogados, da Covac Educação e Soluções, e da Expertise Consultoria. Dedicou-se também à educação como coordenador e professor do Curso de Direito Educacional no Centro de Extensão Universitária, além de atuar como consultor jurídico da ABMES e da Abrafi.

Sua trajetória incluiu o cargo de sócio-fundador e diretor-administrativo e financeiro da Universidade Solidária, presidente da Associação Brasileira de Direito Educacional e professor de Direito Educacional no MBA da Universidade de Ribeirão Preto.

Autor de diversos livros jurídicos, Covac teve uma influência marcante na área. Desde 1995, ele desempenhava a função de diretor Jurídico do Semesp, organização que representa as mantenedoras de ensino superior no Brasil.

O advogado José Roberto Covac.(Imagem: Divulgação)

O escritório lamentou a perda em postagem feita nas redes sociais:

“Covac deixa também um legado para educação superior brasileira. Deixou para o Brasil sua participação nas políticas públicas de maior relevância da história recente de nosso país. Deixa ainda para o Brasil a esperança de uma educação melhor e de um país que acolha o sonho de todo aquele que quer estudar. A Covac Sociedade de Advogados perde um sócio, e seus sócios perdem um amigo fiel (como corintiano que era). Nós, da Covac Sociedade de Advogados, seguiremos trabalhando firme na mesma esperança que José Roberto nos deixou como referência, qual seja, de uma educação para todos no Brasil.”

Homenagens

“José Roberto Covac deixa um legado para educação superior brasileira, contribuiu ativamente no processo de construção de políticas educacionais, objetivando o ingresso de estudantes em situação de vulnerabilidade no ensino superior, como o Prouni e Cebas (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação).” – OAB/DF.

“Covac deixou uma marca indelével na educação brasileira. Sua partida representa uma perda irreparável para a comunidade educacional e jurídica do país.” – ABMES.

“Recebemos com muita tristeza a partida de nosso querido irmão e amigo Covac, sábio e conselheiro de todas as horas, grande referência na Educação do Brasil e pessoa dotada de profunda espiritualidade.” – Semesp.

"Advogado de todas as grandes associações do Setor, defendeu com galhardia as pautas educacionais, representando sempre as mantenedoras de educação superior, quer seja nos debates acalorados nas reuniões sindicais, quer seja no MEC ou, quando a esfera administrativa era vencida, em todas as instâncias da Justiça." - Abrafi.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Advogado critica suspensão de análise de cursos de Direito em EaD

24/3/2023
Migalhas Quentes

Advogado destaca a importância da flexibilização do marco legal para a educação superior durante a pandemia

19/6/2020
Migalhas Quentes

“A sociedade está doente”, afirma advogado sobre o massacre em Suzano

18/3/2019

Notícias Mais Lidas

Suzane Richthofen é reprovada em concurso de escrevente do TJ/SP

23/11/2024

Bolsonaro será preso na investigação de golpe? Criminalistas opinam

22/11/2024

TST valida gravação sem consentimento como prova contra empregador

22/11/2024

CNJ e ANS firmam acordo para reduzir judicialização da saúde suplementar

22/11/2024

Discursos de legalidade na terceira República brasileira

22/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Reflexões sobre a teoria da perda de uma chance

22/11/2024

STJ decide pela cobertura de bombas de insulina por planos de saúde

22/11/2024