Migalhas Quentes

Morre, aos 69 anos, o advogado Jefferson Luis Kravchychyn

Kravchychyn foi presidente da OAB/SC e conselheiro do CNJ. A OAB Nacional decretou luto de cinco dias.

16/1/2024

Faleceu nesta segunda-feira, 15, aos 69 anos, o advogado Jefferson Luis Kravchychyn, ex-presidente da OAB/SC e ex-conselheiro do CNJ.

A Ordem catarinense lamentou a perda, destacando que, com carreira inspiradora e comprometida com a Justiça, o causídico deixa um legado de grandes contribuições à advocacia e à sociedade.

O advogado deixa três filhos, dois deles advogados, entre eles a conselheira Federal da OAB/SC, Gisele Kravchychyn.

Faleceu, aos 69 anos, o advogado Jefferson Kravchychyn.(Imagem: Luiz Silveira/Agência CNJ)

Entrevista

Em 2011, durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados, realizada em Curitiba, Migalhas teve a oportunidade de entrevistar o advogado.

Ele abordou a atuação do CNJ e a atuação de magistrados. Tratou, ainda, de temas atuais, como a grande quantidade de processos no Judiciário brasileiro. "Temos que desconstruir o que já existe para que possamos fazer algo novo."

Relembre: 

Trajetória

Filho de Waldomiro Kravchychyn e Pierina Passamai Kravchychyn, Jefferson Luis Kravchychyn nasceu em Canoinhas/SC. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina em dezembro de 1980, e inscreveu-se nos quadros da Ordem em março de 1981. Desde então, militou pela advocacia.

Presidiu a OAB/SC no triênio 1998/2000, e foi conselheiro do CNJ nos biênios 2009/2011 e 2011/2013.

Também atuou como Conselheiro Federal da OAB nos triênios 2001/2003 e 2004/2007, foi Diretor Financeiro da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina no biênio 1991/1993, e Coordenador do Conselho Auditor Federal da OAB Nacional no biênio 2013/2015.

Foi membro da Comissão de Combate à Corrupção, membro consultor da Comissão de Estudos Constitucionais, presidente da Editora do CFOAB, presidente da Comissão de Previdência e Seguridade Social e coordenador do Conselho Auditor Federal.

Na área da educação, atuou como coordenador do curso de pós-graduação em Gestão de Previdência Privada do CESUSC de 2006 a 2009.

A Ordem catarinense declarou luto oficial de três dias em memória de Jefferson Kravchychyn.

A cerimônia de despedida será nesta terça-feira, 16, com início às 16h, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis.

Homenagens

"A carreira e a vida do advogado e colega de Ordem Jefferson Kravchychyn é, sem dúvidas, algo que nos inspira”, afirmou a presidente da OAB Santa Catarina, Claudia Prudêncio. "Comprometimento, seriedade e paixão pela advocacia sempre os guiaram e é isso que seguiremos mantendo vivo, em sua memória. Nossa eterna gratidão por tudo que fez. Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros sentimentos por este momento difícil", destacou.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, afirma que Jefferson Luis Kravchychyn será lembrado por seu comprometimento com a ética, a justiça e a valorização da advocacia. “Seu legado está nos feitos em prol da classe e na postura íntegra, um verdadeiro exemplo de liderança que deixou para todas as advogadas e advogados. Neste momento de luto, unimos nossos corações aos familiares e amigos e prestamos homenagens a um colega que tanto contribuiu com a advocacia e a OAB”.

Rafael Horn, vice-presidente da OAB Nacional e também ex-presidente da OAB/SC, destacou que Kravchychyn inspira futuras gerações de advogados a seguirem o caminho da dedicação à justiça e à defesa dos direitos fundamentais. “A advocacia catarinense acaba de perder um de seus principais líderes. A OAB lamenta muito a sua morte e é extremamente grata pela sua enorme contribuição à classe, um exemplo de homem de Ordem”, declarou o presidente.

Ministro do STJ e ex-presidente da OAB/AL, Humberto Martins, afirmou que "perdem a OAB/SC e o Conselho Federal da OAB um ativo advogado e presidente, defensor intransigente das prerrogativas do advogado e do Estado Democrático de Direito”. O ministro lembrou a atuação de Jefferson Kravchychyn pela OAB/SC e como “representante dos advogados brasileiros no CNJ” e disse que o colega foi “exemplo de ética, honradez e competência, um verdadeiro advogado militante de conduta profissional irretocável e de notável saber jurídico”. “Todos nós, operadores do direito, lamentamos e sentimos sua morte. Perde o Brasil um grande brasileiro”, concluiu Humberto Martins.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Jefferson Kravchychyn deixa o CNJ defendendo celeridade no julgamento de processos

13/8/2013

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Por fluxo de valores recebidos, juíza valida empréstimos contestados

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025