Migalhas Quentes

Consumidor não será reembolsado por passagem promocional cancelada

Em processo administrativo, Procon entendeu que não houve falha na prestação de serviço das empresas.

31/12/2023

Agência de viagem e companhia aérea não terão de reembolsar passagem promocional após cancelamento por parte do consumidor. Assim decidiu, em processo administrativo, o Procon de Cabedelo/PB, ao considerar que não houve falha na prestação de serviço por parte das empresas.  

O homem solicitou o cancelamento e reembolso de duas passagens visto que, por motivo de saúde, os passageiros ficaram impossibilitados de viajar. Ele narra que a agência de viagens solicitou laudo médico e, posteriormente, informou que as passagens haviam sido canceladas.

No site, no entanto, as passagens continuavam ativas. O autor ainda teria entrado em contato diretamente com a companhia aérea, mas esta informou que nada poderia fazer a respeito, porque a compra foi efetuada em outra empresa. Ele, assim, buscou o Procon.

Agência e cia aérea não reembolsarão passagem promocional cancelada.(Imagem: Freepik)

No processo, a agência informou que o homem concordou com os termos da compra, que era sem reembolso, e que atuou apenas como intermediadora. Já a companhia aduziu que não possui ingerência nas compras realizadas através de agências de viagens, e que os bilhetes foram adquiridos na tarifa promocional e não reembolsável, estando qualquer alteração sujeita à aplicação de regras diferenciadas, sendo, no caso de cancelamento, lícita a cobrança de taxa.

Analisada a questão, a mediadora do Procon, Paula Figueiredo Xavier, observou que, mesmo sabendo da impossibilidade de reembolso, o consumidor procedeu com o cancelamento das reservas.

Segundo a mediadora, posteriormente, o consumidor foi orientado a encaminhar laudo médico mas, verificada a possibilidade de isenção, um dos bilhetes já havia sido cancelado sem possibilidade de reversão do procedimento.

Quanto ao segundo bilhete, consta do processo que foi juntada certidão de óbito em nome da pessoa indicada. Sendo assim, ficou a ressalva para que o reclamante solicite o reembolso.

Sem irregularidade praticada pelas empresas, a reclamação foi julgada improcedente e encerrada.

O escritório Coelho & Morello Advogados Associados atua pela empresa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Procon/SP notifica Netflix por cobrar compartilhamento de assinatura

25/5/2023
Migalhas Quentes

Procon notifica Pinguim por vender chope diferente do anunciado

29/12/2022

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024