Migalhas Quentes

Lançameno de obra " Curso de Direito Autoral"

14/6/2007


Lançamento de obra

A Editora Del Rey promove o lançamento da obra "Curso de Direito Autoral", de Elisângela Dias Menezes, hoje (14/6), a partir das 18h30 na Livraria Del Rey Contorno, av. do Contorno n.º 4355, São Lucas – Belo Horizonte/MG.

Mais informações (31) 3284-5866.

Sobre a obra:

Em tempos de Internet, MP3, gravadores de DVDs e IPODs, a tecnologia parece estar cada vez mais em descompasso com a lei. Desenhos, pinturas, teatro, cinema, música e demais obras de arte podem circular de maneira absolutamente liberada, por meio dessas mídias? O Direito de Autor, regulado pela lei 9.610 de 1998 garante que não! Todas as obras de arte e cultura são protegidas por meio desse direito e seus criadores têm prerrogativas morais e patrimoniais sobre as obras que são frutos de suas próprias inteligências.

Para garantir os seus direitos, os autores criaram mecanismos ainda pouco difundidos socialmente, mas que vêm ganhando cada vez mais espaço na mídia. O ECAD e o sitema de creative commons são exemplos disso. Isso sem falar nas regras para uso de xérox, para as cópias de toda natureza, transformações e adaptações de originais, bem como para uso de músicas em sonorizações ambientais.

A fim de tornar todo esse conhecimento acessível, de maneira simples e clara, a obra "Curso de Direito Autoral", foi dividida de modo a abordar todos os mais relevantes aspectos autorais, tais como seus princípios, suas especificidades, sua classificação e seus desafios. Questões da atualidade como copyright, pirataria, xerox, plágio, ECAD, dentre outras, são apresentadas de modo compacto e atual.

Recheada de exemplos e quadros esquemáticos, esse é um livro indispensável na biblioteca não só de estudantes e profissionais da área jurídica, mas também dos próprios criadores intelectuais, tais como músicos, atores, escritores, coreógrafos, diretores artísticos e todos aqueles que, ao valorizarem a arte e a cultura brasileira, buscam conhecer a disciplina jurídica dos direitos que protegem as diversas criações intelectuais.

Sobre a autora:

Elisângela Dias Menezes é advogada e jornalista, especialista <_st13a_personname productid="em Direito P?blico">em Direito Público pelo Unicentro Newton Paiva/ Anamages; mestre <_st13a_personname productid="em Direito Privado">em Direito Privado pela PUC Minas; professora de cursos de graduação e pós-graduação <_st13a_personname productid="em Comunica??o Social">em Comunicação Social do Centro Universitário Uni-BH; professora de cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação do Centro Universitário UMA; perita Judicial <_st13a_personname productid="em Direitos Autorais">em Direitos Autorais, com registro na Associação dos Peritos Judiciais de Minas Gerais – ASPEJUDI e assistente Técnica da Escola Superior de Advocacia da OAB-MG.Foi Editora-Assistente da Editora Del Rey.

_________


 

 

 

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Estudante de medicina que desviou R$ 927 mil de formatura é condenada

2/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024

Alterações do instituto da tutela específica: O novo parágrafo único do art. 499 do CPC

3/7/2024

E, no final, a Selic venceu: Alteração no CC passa a dispor sobre atualização monetária e juros

3/7/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024