Após 23 anos de atuação na gestão pública, o economista e advogado Marcelo Guaranys se junta à equipe do Demarest Advogados.
Marcelo vai atuar no escritório de Brasília, ao lado da sócia Angela Cignachi Baeta Neves, para fortalecer ainda mais as áreas de Direito Público, Regulatório, Infraestrutura e Investigações Corporativas (inclui Concorrencial, Compliance e Comércio Internacional) em um momento em que o país discute como tornar os contratos mais seguros e sustentáveis econômica e financeiramente para impulsionar investimentos e aperfeiçoar a política de concessões incrementando as parcerias público-privadas.
Graduado em Economia pela Universidade de Brasília e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, Marcelo é especialista em Direito Econômico e das Empresas pela FGV e mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília.
Iniciou sua carreira no setor público em 2000, trabalhando com regulação e concorrência. Na Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda, ocupou os cargos de coordenador-geral de Serviços Públicos e Infraestrutura e coordenador-geral de Transportes e Logísticas, atuando na análise econômica de fusões e aquisições e em processos de reforma regulatória de todos dos setores de infraestrutura e serviços públicos no período de 2000 a 2007.
Foi ainda diretor de Regulação Econômica (2007-2010) e diretor-presidente (2011-2016) da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), onde trabalhou com a abertura do setor de transporte aéreo, melhoria regulatória e implementação do processo de concessões de aeroporto no Brasil, além de preparar o setor para eventos de grande porte (como Rio +20 e Copa do Mundo) e fortalecer institucionalmente a agência.
Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG) da Casa Civil, ligada à Presidência da República (2016-2018), Marcelo atuou na coordenação da elaboração de políticas públicas (como na nova Lei das Agências Reguladoras), implementação da análise de impacto regulatória, avaliação do gasto e do processo de adesão do país à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Mais recentemente foi secretário-executivo do Ministério da Economia (2019-2022), exerceu a função de vice-ministro e coordenou a atuação de diversas secretarias no desenvolvimento de reformas econômicas e políticas públicas.
Chefe de delegação e delegado de diversas missões internacionais principalmente junto à Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Marcelo também presidiu a Comissão Latinoamericana de Aviação Civil (CLAC) no período de 2013 a 2015.
"Não há como dissociar o Marcelo das boas práticas regulatórias implementadas no país nos últimos anos. Em um momento em que as novas tecnologias chamam reflexões cada vez mais complexas sobre a necessidade de regular diversos segmentos, ter o Marcelo no time, com sua visão crítica e experiência nos altos escalões do governo, reforça o nosso potencial de assessorar os nossos clientes em demandas de alta complexidade, oferecendo trabalhos de excelência", diz Tomás Filipe Schoeller Paiva, sócio das áreas de TMT (Telecomunicações, Mídia e Tecnologia), Infraestrutura e Financiamento de Projetos do Demarest.
Bruno Aurélio, sócio das áreas de Direito Público & Regulatório e Infraestrutura do Demarest, tem a mesma avaliação: "Marcelo tem uma longa e respeitável experiência na gestão pública em diferentes segmentos da economia e regulação. Sua atuação na ANAC, ao longo dos mais relevantes processos de concessão e implementando elevados padrões técnicos na Secretaria de Acompanhamento Econômico e na agência, bem como sua experiência transversal no Ministério da Economia em um período marcado por grandes concessões, o validam como um dos currículos mais completos para compreender a relação público-privado no país. Agora, vem somar no nosso time para deixar o Demarest ainda mais forte".
Bruno Drago, sócio da área de Investigações Corporativas do Demarest, destaca que "Marcelo possui uma vivência muito profunda em advocacy concorrencial e defesa comercial, e profundo conhecimento da dinâmica das agências reguladoras, órgãos de controle e dos Poderes Executivo e Legislativo. Tem muito a contribuir com a nossa prática de Investigações Corporativas".
Em linha com o planejamento estratégico do escritório, Paulo Rocha, managing partner do Demarest, destaca que os setores regulatório, de infraestrutura e investigações corporativas, em que o novo sócio vai atuar, são fundamentais para a expansão do Demarest no mercado jurídico por seu potencial de atrair investimentos e capacidade de interagir com diversas áreas do escritório que permitem o desenvolvimento de novos negócios.
"Marcelo tem a expertise em desenvolver práticas regulatórias e de advocacy, adquiridas durante os anos em que atuou na gestão pública, que vão permitir inovar no setor jurídico trazendo soluções capazes de atender com criatividade a necessidade dos clientes, além de gerar negócios e oportunidades em setores com potencial para crescer ainda mais como aviação, logística, transporte, entre outros", diz Paulo Rocha.
Desde que ingressou na universidade, Marcelo se interessou pelas áreas que conjugavam Direito e Economia. "Poder usar hoje todo o conhecimento adquirido nos setores de serviços públicos e infraestrutura, na preparação de melhorias regulatórias, no aumento da concorrência, atuando agora no setor privado, contribuindo para o crescimento das empresas e do país, será um grande desafio, no meio da minha carreira profissional", diz.
"O Demarest me permite ter contato com diversos ramos empresariais e diferentes áreas do Direito que complementam minha formação e me possibilitam ver grandes oportunidades de negócios. Meu objetivo é poder ajudar os sócios de várias práticas com meu conhecimento técnico, minha visão e experiência no governo, permitindo analisar mudanças regulatórias e legislativas e seus impactos sobre o mundo dos negócios", completa o economista e advogado Marcelo Guaranys.