A ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual realiza, entre os dias 20 e 22/8, no RJ,seu "43º Congresso", o maior evento do gênero na América Latina. O escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados terá participação efetiva no congresso, com 22 advogados que terão destaque na programação.
Gabriela Salerno, sócia do escritório e coordenadora da comissão de Patentes da ABPI, será moderadora e coordenará o painel "Proteção de Sementes por Patentes", que ocorre no dia 21/8, às 14h30. A discussão terá como debatedores Gonzalo Rovira, diretor de PI e Licenciamento para a América Latina da Bayer, e Simone Sayuri Tsuneda, supervisora de Propriedade Intelectual da Embrapa. A discussão será pautada pelo atual cenário de proteção de invenções biotecnológicas ligadas à área de agricultura junto ao INPI, os desafios enfrentados pelos depositantes de patentes nesse setor e os impactos no desenvolvimento de novos produtos e processos. "A proteção de invenções biotecnológicas por patentes na área de agricultura é um tema de extrema relevância para o Brasil, tendo em vista a importância do setor agro para a indústria nacional", avalia Gabriela Salerno.
No mesmo dia, às 16h, o painel "Das liminares em ações de infração de patentes na área de telecom: o que ocorre no Brasil e no mundo", terá como palestrantes Rodrigo Fux e Ralph Phillips. O debate será moderado por Ana Paula Brito, sócia do Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello. A discussão contemplará as ações desse gênero, as liminares que têm sido concedidas e negadas e suas consequências no Brasil e no mundo. Para Ana Paula Brito, o assunto se mostra em efervescência em razão de diversas ações judiciais em andamento no Brasil e no mundo travadas entre grandes players do mercado de telecomunicações, nas quais discute o uso de tecnologias para vídeos, redes móveis e transmissão de dados.
Mais informações sobre o Congresso da ABPI, clique aqui.