Ministra Rosa Weber, presidente do STF, nesta terça-feira, 1º, abriu a primeira sessão plenária do segundo semestre reafirmando que a Corte segue firme, vigilante e resiliente na guarda da Constituição e na defesa do Estado Democrático de Direito.
“Nessa atual conjuntura história, em que a consternação e a esperança se mesclam a cada dia, e buscando alicerçar nossa atuação nos princípios informadores da nossa Constituição da República, quase a completar seus 35 anos. Reafirmo que esse Supremo Tribunal Federal segue firme, vigilante e resiliente na guarda da nossa lei fundamental e na defesa do Estado Democrático de Direito que ela consagra.”
S. Exa. reiterou, ainda, que os ataques de 8 de janeiro não serão esquecidos e que a democracia brasileira continua inabalada.
“Não me canso de repetir que as instituições sobrepairam aos indivíduos que as compõe. Elas é que importam. As instituições democráticas brasileiras saíram fortalecidas do dia 8 de janeiro. O dia da infâmia que não esqueceremos jamais, para que não mais se repetia e para que sirva de alerta de que a democracia que restou inabalada seja cultivada e regada diariamente.”