Migalhas Quentes

Ayres Britto palestra sobre Direito Falimentar em curso da Sorbonne

Palestra fez parte do encerramento do curso de introdução ao Direito Francês de Falências, organizado pelo prof. Dr. François-Xavier Lucas, diretor do Institut d'études judiciaires de la Sorbonne, e a profa. Dra. Carla McEwen, diretora da LEEP - Legal Education & Exchange Programs - American Legal Studies and Exchange.

12/7/2023

No dia 29/6, o Prof. Dr. Ayres Britto palestrou no anfiteatro Salle Louis Liard da Université Paris 1 Panthéon- Sorbonne, no encerramento do curso de introdução ao Direito Francês de Falências, organizado pelo prof. Dr. François-Xavier Lucas, diretor do Institut d'études judiciaires de la Sorbonne e a profa. Dra. Carla McEwen, diretora da LEEP - Legal Education & Exchange Programs - American Legal Studies and Exchange.

Equipe de Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia palestra sobre Direito Falimentar na tradicional universidade francesa Université Paris 1 Panthéon- Sorbonne.(Imagem: Divulgação Ayres Ribeiro Advogados)

Na ocasião, a sócia Adriele Ayres Britto participou da mesa com o Prof. Dr. Ayres Britto. O colóquio também contou com a presença dos sócios do Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia, Nara Ayres Britto e Saul Tourinho Leal, assim como dos membros representantes do Poder Judiciário e comunidade jurídica da França, Estados Unidos, China e Brasil.

Sobre o tema, o Prof. Dr. Carlos Ayres Britto afirmou:

"Claro que todos sabem que no dicionário falência é um estado de exaurimento de recursos, de bens, de ativos de créditos para uma determinada empresa ou de conjuntos de empresas continuar atuando no mercado. O substantivo falência nos remete automaticamente para o verbo falir. E falir é, no vigor dos termos, quebrar, é exaurir-se, é ter que bater em retirada com o agente econômico pelo exaurimento de suas forças como instância competidora com outras, naturalmente, falir é bater em retirada. Falir é dizer reconhecer que não tem condições de prosseguir como agente econômico. Porém o fato de alguém individualmente ou de uma instância coletiva, de uma unidade empresária ou de um grupo de empresas, o fato de um agente econômico seja singular, seja coletivo atuar no mercado significa, e isso já acarreia nossa melhor atenção para o tema como intrinsecamente relevante, já acarreia para ele, para esse tema um vínculo da atividade econômica enquanto vocação. Assim como a vocação para o direito, para a filosofia, para as artes, para a economia, medicina, enfim, a vocação para o direito, seja no plano teórico puramente ou acadêmico, seja no plano profissional ou operacional. O agente econômico é um vocacionado, nasce para isso."

O curso aconteceu entre os dias 27 e 29/6 e foi certificado pela Université Paris 1 Panthéon- Sorbonne.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ julga regras sobre intimação pessoal em multa por descumprimento

21/12/2024

Artigos Mais Lidos

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024