A obra "Corrupção - Sistemas jurídicos de combate" (Letras Jurídicas - 248pg.), coordenada por José Antonio Gomes Ignácio Junior e Vagner Bertoli, é uma iniciativa dos professores e egressos do curso de Direito da Faculdade Eduvale e visa informar acerca da interface entre as ciências jurídicas e os atos corruptivos.
"O fato das instâncias políticas e jurídicas mostrarem-se crescentemente envolvidas em temas focados na corrupção desperta interesse e consciência da população, muito embora o assunto não se revele inédito na história.
Dessa maneira, atentos aos fatos mais relevantes que permeiam a sociedade, os autores discutem, viam artigos científicos, a temática central da corrupção. Por meio de estudos na área do direito público e do direito privado, a obra destina-se aos operadores do direito que desejam informar-se e se aprofundar acerca da corrupção, sua definição jurídica e filosófica, suas peculiaridades e, por derradeiro, seus mecanismos de combate.
Os docentes André Luís Mattos Silva, Caio Eduardo Felício, Carolina Menck de Oliveira Cegarra, Fabiano José de Oliveira Silva, José Antônio Gomes Ignácio Júnior, Tiony Barros e Vagner Bertoli, juntamente com os egressosdo curso de Direito João Lucas Martins e Raquel Marrafon Nicolosi são os responsáveis pela obra.
As reflexões abordam, por exemplo, a eventual necessidade de um principio explicito de combate á corrupção, a presença da corrupção nos atos licitatórios, o manejo da Ação Popular para conter o problema e a Lei Rouanet, entre outros temas, todos apresentando uma interface com o eixo temático.
O livro convoca à reflexão sobre o conteúdo de destaque, que merece ser amplamente conhecido, divulgado e debatido por todos."
Os Organizadores
Sobre os organizadores:
José Antônio Gomes Ignácio Júnior é advogado; professor de Direito; membro do Conselho Editorial da Revista Acadêmica de Ciências Jurídicas da Faculdade Eduvale Avaré - Ethos Jus.
Vagner Bertoli é doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões-Lisboa/Portugal. Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Bauru/SP.
----------
Ganhadores:
- Danilo Dias da Cunha, de Porto Alegre/RS; e
- Rodrigo Luiz Menão, de São Caetano do Sul/SP.