O MP/DF apresentou denúncia contra o empresário Luiz Carlos Basseto Júnior, por ameaça e incitação ao crime contra Cristiano Zanin.
O ataque ao atual ministro do STF ocorreu no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, em 11 de janeiro, quando Zanin ainda era advogado e atuava em favor do presidente Lula.
Enquanto Zanin escovava os dentes, o homem afirmou: "vontade de meter a mão na orelha de um cara desse. Tinha que tomar um pau".
O agressor ainda usou termos como "corrupto", "bandido", "safado" e "vagabundo". O então advogado, sereno, não responde às provocações e se retira do local.
O vídeo gravado pelo próprio homem foi divulgado. Relembre:
O teor da denúncia foi revelado pelo Estadão. Segundo o promotor Fernando Augusto Martins Cuóco, que assina o documento, o empresário "ameaçou a vítima Cristiano Zanin Martins de causar-lhe mal injusto e grave, uma vez que lhe disse diretamente 'Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse'. Na mesma data, hora e local indicados, o denunciado incitou, publicamente, a prática de crime, ao dizer que a vítima 'tinha que tomar um pau de todo mundo que tá andando na rua'".
Ainda no início do ano, o empresário foi indiciado pela Polícia Civil do DF e foi alvo de queixa-crime ajuizada por Zanin na 6ª vara Criminal de Brasília/DF. Foi marcada audiência, mas Basseto Júnior não teria sido encontrado.
A denúncia do MP deve ser distribuída à mesma vara, e analisada pelo juiz de Direito Nelson Ferreira Júnior.