Migalhas Quentes

Ex-PGFN, Ricardo Soriano vira sócio de Figueiredo & Velloso Advogados

Após 25 anos de carreira pública, ele será responsável pelas áreas de Direito Público e Tributário do escritório.

4/7/2023

O advogado Ricardo Soriano de Alencar é o novo sócio responsável pelas áreas de Direito Público e Tributário do Figueiredo & Velloso Advogados Associados.

Ex-procurador-geral da Fazenda Nacional (2020-2022), Soriano uniu-se ao escritório após 25 anos de carreira pública. Foi procurador da Fazenda Nacional durante duas décadas, atuando também como procurador-geral adjunto da instituição (2009 a 2015 e de 2016 a 2020). Antes disso, foi procurador federal.

O novo sócio Ricardo Soriano de Alencar é ex-procurador-geral da Fazenda Nacional e usará sua experiência para comandar as áreas de Direito Público e Tributário do Figueiredo & Velloso Advogados Associados.(Imagem: Divulgação Figueiredo & Velloso Advogados Associados)

O movimento faz parte da estratégia da banca de fortalecer sua atuação nos diversos ramos do direito empresarial, contemplando as necessidades de sua clientela de forma abrangente.

Para mim é uma grande alegria associar-me ao Figueiredo & Velloso Advogados Associados, um escritório reconhecido pela atuação dinâmica, sempre ágil e de excelência de seus profissionais. Estou animado em contribuir para a expansão das áreas de Direito Público e Tributário, atendendo às demandas dos clientes de forma estratégica e global”, afirma Soriano.

Estamos muito felizes em contar com um profissional como o Ricardo Soriano para fortalecer e ampliar a atuação do Figueiredo e Velloso em Direito Público e Tributário. Seu nome é amplamente reconhecido pela competência e seriedade, também corroborada pela trajetória sólida na carreira pública”, afirmam Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso, sócios fundadores do escritório.

Ao longo de sua carreira, Soriano integrou conselhos de administração de diversas empresas, como Petrobras, Banco do Nordeste, Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília) e Caixa Econômica Federal, na qual também foi membro do conselho fiscal.

Participou da Comissão de Juristas instituída, de forma conjunta, pelo Senado e o STF para elaborar anteprojetos de leis para modernizar o processo administrativo e tributário nacional. Como procurador-geral da Fazenda Nacional contribuiu, no âmbito do Poder Executivo, com debates e análises sobre a Reforma Tributária.

Soriano é bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Direito Administrativo e em Direito Constitucional pela Universidade Gama Filho, e pós-graduado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios com o estudo da temática "Ordem Jurídica e Ministério Público".

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

Justiça faz "milagre" frente à alta demanda do Brasil, diz desembargadora

4/11/2024

Gilmar Mendes suspende julgamento sobre igualdade de aposentadoria de policiais

4/11/2024

Caixa é condenada a estornar valores transferidos após golpe no WhatsApp

2/11/2024

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024

Por um jogo mais responsável

4/11/2024