Presidente da CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, Davi Alcolumbre anunciou que convocará os membros para sabatina do indicado pelo presidente da República, o advogado Cristiano Zanin, ao STF, no dia 21 de junho.
O relator na CCJ será o senador Veneziano Vital do Rêgo, vice-presidente do Senado.
Quem é?
Zanin foi indicado por Lula para compor o STF no dia 1º de junho, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.
Ele tem 47 anos e graduou-se pela PUC-SP. É natural de Piracicaba, pujante cidade do interior de São Paulo. Aliás, aqui vai uma curiosidade: será o primeiro piracicabano a integrar a Suprema Corte.
De fato, embora as cidades vizinhas já tivessem filhos seus na história do STF - como Campinas, Capivari (2 ministros são capivarianos), Tatuí (o querido ministro Celso de Mello), Amparo e Bragança Paulista (o ministro Cezar Peluso) - até hoje Piracicaba não tinha tido essa glória, agora trazida por Zanin, que, nas palavras do famoso hino da cidade, com o sotaque inconfundível, é "um filho ausente a suspirar por ti".
Filho do também advogado Nelson Martins, Cristiano gostava de jogar futebol, mas acabou abandonando o hábito em meio à rotina pesada de trabalho.