O governo Lula enviou ao Senado o nome de Igor Roberto Albuquerque Roque para exercer o cargo de Defensor Público-Geral Federal da Defensoria Pública da União. A indicação, publicada hoje no Diário Oficial da União, foi realizada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, devido à ausência de Lula, que se encontra no Japão, para reunião do G7.
Igor será sabatinado na CCJ - Comissão de Constituição de Justiça e, se aprovada, sua indicação seguirá para o plenário do Senado. Ele deverá substituir Daniel de Macedo, cujo mandato chegou ao fim.
Albuquerque Roque é graduado pela Universidade Católica de Pernambuco (Turma 2009). Já foi Procurador Federal - Advocacia Geral da União (2011 - 2013), chefe da Defensoria Pública da União em Pernambuco de 2016 a 2017 e presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais - biênio 2017-2019 e chefe da DPU 2ª categoria em Brasília/DF. Atualmente, é Defensor Público Federal - Defensoria Pública da União, titular do 3 Ofício Criminal.
A indicação foi estratégicamente lançada no dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados. A equipe Migalhas foi até a Itália visitar a igreja em seu louvor, a Sant'Ivo alla Sapienza, localizada em Roma.