Migalhas Quentes

Gurgel de Faria: “Partes confundem STJ com terceira instância”

Segundo o ministro, o papel do Tribunal é a uniformização de interpretação relevantes, seja no aspecto jurídico, econômico ou social.

3/5/2023

Presente durante o curso de alta formação "Tributação e Economia Digital", em Roma, na Itália, o ministro Gurgel de Faria, concedeu entrevista à TV Migalhas e falou sobre as mudanças previstas no STJ.

Segundo o ministro, “a Constituição concedeu uma missão muito importante ao STJ, transferindo do Supremo a matéria infraconstitucional de uniformizar”. Faria lembra, ainda, da emenda constitucional de arguição de relevância que está prevista para que seja implementada através de lei.

“A nossa torcida é muito forte para que isso realmente se realize e que essa missão do STJ, de uniformização da interpretação da legislação Federal seja realizada.”

Gurgel de Faria ainda alerta que as partes confundem STJ com 3ª instância, não sendo esse seu papel, mas sim de uniformização de interpretação relevantes, seja no aspecto jurídico, econômico ou social.

Assista a entrevista:

O evento

A Universidade Sapienza de Roma, em parceria com a Escola Superior de Advocacia Nacional da OAB (ESA Nacional) realiza, de 2 a 5 de maio, o curso de alta formação "Tributação e Economia Digital", em Roma, na Itália. A programação conta com temas como legalidade tributária, novas tecnologias, desafios da economia digital, coisa julgada em matéria tributária, criptomoedas, NFTs, e muito mais.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Para Gurgel de Faria, a legislação não segue a velocidade das novidades

3/5/2023
Migalhas Quentes

Ministra Regina Helena diz que IA causará grande impacto na sociedade

2/5/2023
Migalhas Quentes

Lewandowski critica julgamento virtual no STF

2/5/2023

Notícias Mais Lidas

MP/SP denuncia juiz aposentado acusado de falsa identidade por 40 anos

3/4/2025

Advogado que protocolou petição com "bolo e parabéns" vence processo

3/4/2025

Sem ferir dignidade: Juízes permitem penhora de 15% e 30% de salários

4/4/2025

Em 1ª sustentação da carreira, advogado agradece STJ e ministro elogia

3/4/2025

OAB solicita investigações da PF sobre o "golpe do falso advogado"

3/4/2025

Artigos Mais Lidos

Matrioshka e desconsideração per saltum da personalidade jurídica

3/4/2025

A aplicação de índices de correção monetária e juros moratórios nas condenações impostas à Fazenda Pública: Temas 810 e 1.170 do STF

4/4/2025

Extinção do aval na falência

4/4/2025

Holding de proteção patrimonial: Blindagem de bens e eficiência fiscal

3/4/2025

Patrimônio digital: definição, bens envolvidos e a implementação no projeto de reforma do Código Civil

3/4/2025