Após ser filmado agredindo uma advogada, o advogado Cledmylson Lhayr Feydit Ferreira teria se envolvido em nova confusão: ele está sendo investigado pela Polícia Civil do DF por suposta ameaça contra o presidente do TED da OAB/DF, o advogado Antônio Alberto do Vale Cerqueira, por mensagens via Instagram. A ocorrência teria sido registrada na quinta-feira, 23.
As ameaças teriam começado depois que a Ordem suspendeu cautelarmente a carteira profissional do acusado de agressão. O processo de suspensão é analisado pelo Tribunal de Ética, e portanto passa pelo presidente.
A associação de criminalistas Abracrim/DF saiu em defesa do advogado vítima das ameaças. Destacou que o presidente do TED agiu de forma acertada ao afastar o advogado e que "jamais poderia ter sido intimidado no livre exercício de seu mister, tanto como advogado, quanto como membro do Tribunal de Ética, pois caberia a ele decidir sobre a punição a esses fatos que chocaram toda a advocacia do Distrito Federal".
Veja a íntegra da nota abaixo.
Prisão
No último dia 20, Cledmylson Ferreira foi preso após dar socos, tapas, puxão de cabelo e derrubar no chão uma mulher, também advogada.
Os dois estavam em um estacionamento de restaurante. As agressões teriam começado após o cachorro do homem atacar o cão da mulher.
A cena foi gravada:
Confira a nota da Abracrim/DF:
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ADVOGADOS CRIMINALISTAS - SECCIONAL DO DISTRITO FEDERAL, vem a público REPUDIAR os atos de ameaça de morte cometidos pelo advogado Cledmylson Lhayr Feydit Ferreira, que violou a liberdade e o livre exercício da profissão do Advogado Antônio Alberto do Valle Cerqueira. Tais atos geraram indignação de toda a classe da advocacia.
O advogado ANTÔNIO ALBERTO atuou como presidente do TED na suspensão cautelar da carteira da OAB de Cledmylson, em razão dos atos de violência praticados por esse contra uma advogada no dia 20 de março de 2023.
Nesse passo, o presidente do TED agiu de forma acertada e por essa razão jamais poderia ter sido intimidado no livre exercício de seu mister, tanto como advogado, quanto como membro do Tribunal de Ética, pois caberia a ele decidir sobre a punição a esses fatos que chocaram toda a advocacia do Distrito Federal.
A ABRACRIM/DF está comprometida com a defesa das prerrogativas e o livre exercício da advocacia, tendo em vista ser o advogado indispensável a administração da justiça, conforme o art. 133 da CF.
Por fim, a Diretoria e Associados da ABRACRIM/DF repudiam, veementemente, os ataques criminosos sofridos pelo Nobre Advogado e se solidariza e presta seu apoio, pois as ofensas dirigidas ao Dr. Antônio Alberto do Valle Cerqueira são um ataque direto à advocacia como um todo.
Não compactuamos com violência e intolerância e não podemos permitir e nos calar diante de tais atos.
Brasília, 26 de março de 2023