Migalhas Quentes

Nelson Wilians Advogados reúne escritórios de 15 países

Matriz do escritório, em SP, foi sede do encontro anual da Alianza Legal Latino-americana (ALL).

20/3/2023

Na última sexta-feira, 17/3, o escritório Nelson Wilians Advogados recebeu em sua matriz, em SP, representantes de 15 países para o encontro anual da Alianza Legal Latino-americana (ALL). Prestes a completar um lustro de existência, a ALL é uma aliança internacional de escritórios de advocacia que primam pelo atendimento ético e de qualidade, com caráter multidisciplinar e vocacionados para a prestação de serviços corporativos. Estavam presentes, entre eles, sócios de bancas da Espanha, Portugal, Chile, México, Estados Unidos, entre outros.  

Representantes de escritórios de 15 países na sede de Nelson Wilians Advogados.(Imagem: Divulgação)

Presidente da ALL, o peruano Rafael Torres explica que a união das oficinas jurídicas tem como objetivo ampliar o intercâmbio de oportunidades, auxiliar mutuamente a troca de experiências e promover novos negócios. "Ninguém melhor para explicar as particularidades da Justiça de cada país do que um escritório que conhece a política local". Ele ressalta, por exemplo, que no Peru, qualquer litígio que envolva a Administração Pública, por lei, deve ser dirimido por Arbitragem. 

Marcel Daltro, sócio do NWADV, acrescenta: "Todos os escritórios que fazem parte da ALL têm perfil semelhante entre si, posicionamento de mercado e perfis de clientes muito parecidos".

Ainda no que tange o uso de métodos alternativos de resolução de conflitos, Benjamin Ponce, do México, chama atenção para o uso da conciliação e mediação na justiça local.

Entre as pautas levantadas no encontro, ficou latente o interesse dos membros para o desenvolvimento de novas tecnologias e das áreas destinadas ao Direito Digital e Proteção de Dados. O tema ainda não está regulamentedo em todos os países membros e a troca de experiências permite que as bancas estejam na vanguarda quando o assunto for legislado em seu país de origem. Desta forma, as bancas enxergam a prática como a de maior perspectiva para crescimento. 

A questão da diversidade e da presença feminina também foi levantada. Entre os representantes da reunião, somente duas eram mulheres (Estados Unidos e Equador). Sobre o tema, os escritórios explicaram que a realidade está mudando, com mais mulheres cursando Direito. Sócia de CCB ABOGADOS, Daniela Cevallos Casals, contou que no Equador o governo publicou uma lei de incentivo fiscal às empresas que mantém mulheres em sua equipe. 

Além do Nelson Wilians Advogados, fazem parte da ALL os escritórios: Lagos Maclean Abogados (Chile), Torres y Torres Lara (Peru), Perez del Castillo (Uruguai), IHL (Panamá), EJASO ETL Global (Espanha), CRS Advogados (Portugal), Brick Abogados (Colômbia), Cevallos, Casals Balseca & Bilbao Abogados (Equador), Tavares & Tavares (México), Harper Meyer LPP (EUA), Carnelluti Law Firm (Itália), Lazo de La Vega (Bolívia) e Lex Artis Legal Studio (El Salvador). A expectativa é que até o fim do ano, novos escritórios adiram à associação.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

TRT-15 mantém condenação aos Correios por burnout de advogado

18/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024