Migalhas Quentes

Papa Bento XVI, que visita o Brasil no próximo mês, já foi tema de livro censurado e retirado de circulação em Olinda/PE

xx

18/4/2007


Sem papas na língua

Papa Bento XVI, que visita o Brasil no próximo mês, já foi tema de livro censurado e retirado de circulação em PE

No dia 19 de abril de 2005 o Vaticano anunciava ao mundo que o Cardeal Joseph Ratzinger era o novo líder mundial da Igreja Católica.

O Papa Bento XVI, como ficou conhecido desde então, completou essa semana, no dia 16/4, 80 anos. Ele nasceu em Marktl am Inn, na Baviera, Alemanha.

No dia 9 de maio, segundo informações do Vaticano, o Papa deverá desembarcar em Guarulhos/SP. Bento XVI não passará por Pernambuco (veja logo abaixo o roteiro oficial), mas com certeza a sua visita reacenderá uma polêmica que causou alvoroço em Recife no ano passado.

Entenda...

Um grupo de poetas populares que costumam se encontrar em mesas de bar do Recife/PE, sob a liderança de Luiz Berto, autor do Romance da Besta Fubana, lançaram em 2006 a obra "Um Mote Santo e Algumas Sacras Glosas", com o mote Bento foi eleito papa sem dar papa pra ninguém.

A publicação incomodou a Arquidiocese de Olinda e Recife por seus versos provocadores sobre Bento XVI. O livro editado pela Bagaço foi patrocinado pela Secretaria de Cultura de Olinda.

Lançado em maio do ano passado foi recolhido no mês seguinte depois que a prefeita Luciana Santos recebeu uma comissão indignada da Cúria Metropolitana, enviada pelo arcebispo de Olinda e Recife, d. José Cardoso. Dos 500 exemplares, metade foi recolhida. Parte foi distribuída gratuitamente, parte ficou com os 25 poetas que assinam as glosas.

Mas o alvoroço provocou uma procura inesperada do livro. Os exemplares distribuídos foram xerocados e até mesmo vendidos.

Papa Bento XVI

O Cardeal Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, nasceu em Marktl am Inn, diocese de Passau (Alemanha), no dia 16 de Abril de 1927 (Sábado Santo), e foi batizado no mesmo dia.

O seu pai era comissário da polícia e sua mãe era filha de artesãos de Rimsting, no lago de Chiem. Passou a sua infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da fronteira com a Áustria. Foi neste ambiente, por ele próprio definido «mozarteano», que recebeu a sua formação cristã, humana e cultural.

Recebeu a Ordenação Sacerdotal em 29 de Junho de 1951. Um ano depois, começou a sua actividade de professor na Escola Superior de Freising.

No ano de 1953, doutorou-se em teologia com a tese «Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho». Passados quatro anos, sob a direcção do conhecido professor de teologia fundamental Gottlieb Söhngen, conseguiu a habilitação para a docência com uma dissertação sobre «A teologia da história em São Boaventura».

Depois de desempenhar o cargo de professor de teologia dogmática e fundamental na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Freising, continuou a docência em Bonn, de 1959 a 1963; em Münster, de 1963 a 1966; e em Tubinga, de 1966 a 1969. A partir deste ano de 1969, passou a ser catedrático de dogmática e história do dogma na Universidade de Ratisbona, onde ocupou também o cargo de Vice-Reitor da Universidade.

De 1962 a 1965, prestou um notável contributo ao Concílio Vaticano II como «perito»; viera como consultor teológico do Cardeal Joseph Frings, Arcebispo de Colónia. A sua intensa actividade científica levou-o a desempenhar importantes cargos ao serviço da Conferência Episcopal Alemã e na Comissão Teológica Internacional.

Em 25 de Março de 1977, o Papa Paulo VI nomeou-o Arcebispo de München e Freising. A 28 de Maio seguinte, recebeu a sagração episcopal. Foi o primeiro sacerdote diocesano, depois de oitenta anos, que assumiu o governo pastoral da grande arquidiocese bávara. Escolheu como lema episcopal: «Colaborador da verdade». Paulo VI criou-o Cardeal, do título presbiteral de “Santa Maria da Consolação no Tiburtino”, no Consistório de 27 de Junho desse mesmo ano.

Em 1978, participou no Conclave, celebrado de 25 a 26 de Agosto, que elegeu João Paulo I; este nomeou-o seu Enviado especial ao III Congresso Mariológico Internacional que teve lugar em Guayaquil (Equador) de 16 a 24 de Setembro. No mês de Outubro desse mesmo ano, participou também no Conclave que elegeu João Paulo II.

Foi Relator na V Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos realizada em 1980, que tinha como tema «Missão da família cristã no mundo contemporâneo», e Presidente Delegado da VI Assembleia Geral Ordinária, celebrada em 1983, sobre «A reconciliação e a penitência na missão da Igreja».

João Paulo II nomeou-o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, em 25 de Novembro de 1981. No dia 15 de Fevereiro de 1982, renunciou ao governo pastoral da arquidiocese de München e Freising. O Papa elevou-o à Ordem dos Bispos, atribuindo-lhe a sede suburbicária de Velletri-Segni, em 5 de Abril de 1993.

Foi Presidente da Comissão encarregada da preparação do Catecismo da Igreja Católica, a qual, após seis anos de trabalho (1986-1992), apresentou ao Santo Padre o novo Catecismo. A 6 de Novembro de 1998, o Santo Padre aprovou a eleição do Cardeal Ratzinger para Vice-Decano do Colégio Cardinalício, realizada pelos Cardeais da Ordem dos Bispos. E, no dia 30 de Novembro de 2002, aprovou a sua eleição para Decano; com este cargo, foi-lhe atribuída também a sede suburbicária de Óstia.

Em 1999, foi como Enviado especial do Papa às celebrações pelo XII centenário da criação da diocese de Paderborn, Alemanha, que tiveram lugar a 3 de Janeiro. Desde 13 de Novembro de 2000, era Membro honorário da Academia Pontifícia das Ciências.

Na Cúria Romana, foi Membro do Conselho da Secretaria de Estado para as Relações com os Estados; das Congregações para as Igrejas Orientais, para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para os Bispos, para a Evangelização dos Povos, para a Educação Católica, para o Clero, e para as Causas dos Santos; dos Conselhos Pontifícios para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e para a Cultura; do Tribunal Supremo da Signatura Apostólica; e das Comissões Pontifícias para a América Latina, «Ecclesia Dei», para a Interpretação Autêntica do Código de Direito Canónico, e para a revisão do Código de Direito Canónico Oriental.

Entre as suas numerosas publicações, ocupam lugar de destaque o livro «Introdução ao Cristianismo», uma compilação de lições universitárias publicadas em 1968 sobre a profissão de fé apostólica, e o livro «Dogma e Revelação» (1973), uma antologia de ensaios, homilias e meditações, dedicadas à pastoral.

No decurso dos anos, continuou abundante a série das suas publicações, constituindo um ponto de referência para muitas pessoas, especialmente para os que queriam entrar em profundidade no estudo da teologia. Em 1985 publicou o livro-entrevista «Relatório sobre a Fé» e, em 1996, «O sal da terra». E, por ocasião do seu septuagésimo aniversário, publicou o livro «Na escola da verdade», onde aparecem ilustrados vários aspectos da sua personalidade e da sua obra por diversos autores.

Recebeu numerosos doutoramentos «honoris causa»: pelo College of St. Thomas em St. Paul (Minnesota, Estados Unidos), em 1984; pela Universidade Católica de Eichstätt, em 1987; pela Universidade Católica de Lima, em 1986; pela Universidade Católica de Lublin, em 1988; pela Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha), em 1998; pela Livre Universidade Maria Santíssima Assunta (LUMSA, Roma), em 1999; pela Faculdade de Teologia da Universidade de Wroclaw (Polónia) no ano 2000.

Roteiro oficial da visita ao Brasil

Quarta-feira, 9 de maio de 2007

ITÁLIA

Fiumicino (Roma)

9h Partida de avião do Aeroporto Internacional Leonardo Da Vinci de Roma/Fiumicino para São Paulo, Guarulhos.

BRASIL

Guarulhos (São Paulo)

16h30 Chegada ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

CERIMÔNIA DE BOAS-VINDAS no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com discurso do Santo Padre.

17h30 Traslado de helicóptero do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ao Campo de Marte, em São Paulo.

18h Chegada ao Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo.

Saudação das autoridades locais.

18h10 Traslado em papamóvel panorâmico (aberto) do Aeroporto Campo de Marte ao Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

São Paulo Capital

18h45 Chegada ao Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

Saudação e bênção à população do balcão do Mosteiro de São Bento, SP.

Quinta-feira, 10 de maio de 2007

8h Santa Missa privada na Capela do Mosteiro de São Bento, em São Paulo

10h30 Traslado em automóvel do Mosteiro de São Bento ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

11h VISITA DE CORTESIA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

12h Traslado em automóvel do Palácio dos Bandeirantes ao Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

12h30 Chegada ao Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

Breve encontro com os representantes de outras confissões cristãs e de outras religiões no Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

13h15 Almoço com a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com os Membros da Comitiva papal no Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

17h30 Traslado em automóvel do Mosteiro de São Bento ao Estádio Municipal “Paulo Machado de Carvalho", Pacaembu, em São Paulo.

17h50 Chegada ao Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo.

18h00 ENCONTRO COM OS JOVENS no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo.

Discurso do Santo Padre

20h Traslado em automóvel do Estádio Municipal do Pacaembu ao Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

20h30 Chegada ao Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

Sexta-feira, 11 de maio de 2007

São Paulo Capital

8h30 Traslado em automóvel do Mosteiro de São Bento ao Campo de Marte, em São Paulo.

9h Chegada ao Campo de Marte, em São Paulo.

Giro em papamóvel panorâmico entre os fiéis

9h15 Chegada na Sacristia preparada sob o altar no Campo de Marte, São Paulo.

9h30 SANTA MISSA e CANONIZAÇÃO DO BEATO FREI GALVÃO no Campo de Marte, em São Paulo (veja projeto do palco do Pacaembu).

Homilia do Santo Padre.

11h45 Retorno à Sacristia.

12h Traslado em automóvel do Campo de Marte ao Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

12h15 Chegada ao Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

15h40 Momento de espera no Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

15h45 Traslado em papamóvel panorâmico do Mosteiro de São Bento à Catedral da Sé, em São Paulo.

16h ENCONTRO COM OS BISPOS DO BRASIL na Catedral da Sé, em São Paulo.

17h15 Traslado em papamóvel panorâmico da Catedral da Sé ao Campo de Marte, em São Paulo.

17h45 Chegada ao Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo.

Saudação das Autoridades locais.

18h Traslado de helicóptero do Aeroporto Campo de Marte, na capital, a Aparecida, interior do estado.

Aparecida

19h Chegada ao heliporto do Santuário Nacional de Aparecida.

Saudação das autoridades locais.

Traslado em papamóvel panorâmico ao Seminário “Bom Jesus”, em Aparecida.

19h30 Chegada ao Seminário "Bom Jesus", em Aparecida.

Sábado, 12 de maio de 2007

8h Santa Missa privada na Capela do Seminário “Bom Jesus”, em Aparecida.

9h30 Traslado em automóvel do Seminário "Bom Jesus", em Aparecida, até a Fazenda Esperança, em Guaratinguetá.

Guaratinguetá

10h30 Chegada à Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá.

VISITA A IGREJA DA FAZENDA ESPERANÇA

Saudação do Santo Padre.

10h45 ENCONTRO COM A COMUNIDADE DA FAZENDA ESPERANÇA

Discurso do Santo Padre.

11h45 Traslado em automóvel da Fazenda Esperança, em Guarantinguetá, ao Seminário “Bom Jesus”, em Aparecida.

Aparecida

12h45 Chegada ao Seminário "Bom Jesus", em Aparecida.

Almoço com a Presidência da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe e com os membros da comitiva papal no Seminário "Bom Jesus", em Aparecida.

17h45 Traslado em papamóvel panorâmico do Seminário “Bom Jesus” ao Santuário Nacional de Aparecida.

18h Chegada ao Santuário Nacional de Aparecida.

RECITAÇÃO DO SANTO ROSÁRIO E ENCONTRO COM OSA SACERDOTES, RELIGIOSOS, RELIGIOSAS, SEMINARISTAS E DIÁCONOS na Basílica do Santuário Nacional de Aparecida.

19h30 Traslado em automóvel do Santuário de Aparecida ao Seminário “Bom Jesus”, em Aparecida.

19h45 Chegada ao Seminário “Bom Jesus”, em Aparecida

Domingo, 13 maio de 2007

9h15 Traslado em papamóvel do Seminário Bom Jesus ao Santuário Nacional de Aparecida

9h30 Chegada ao Santuário Nacional de Aparecida

Percurso em papamóvel entre os fiéis

9h45 Chegada à Sacristia localizada ao lado do portão sul do Santuário Nacional de Aparecida

10h Santa Missa de Inauguração da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe na Praça em frente ao Santuário Nacional de Aparecida

Homilia do Santo Padre

Recitação do Regina Coeli

Palavras do Santo Padre

12h15 Retorno à Sacristia

12h30 Traslado em automóvel do Santuário Nacional de Aparecida ao Seminário Bom Jesus.

12h45 Chegada ao Seminário Bom Jesus, em Aparecida.

15h45 Traslado em automóvel à Sala de Conferência do Santuário Nacional de Aparecida.

16h00 Chegada à Sala de Conferência do Santuário de Aparecida.

Sessão Inaugural dos trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe na Sala de Conferência do Santuário de Aparecida

Discurso do Santo Padre

17h30 Traslado em automóvel da Sala de Conferência do Santuário de Aparecida ao Seminário Bom Jesus

17h40 Chegada ao Seminário Bom Jesus

18h20 Saída do Seminário Bom Jesus

18h30 Traslado em automóvel do Seminário Bom Jesus ao heliporto do Santuário de Aparecida

18h40 Chegada ao heliporto do Santuário de Aparecida

Saudação das autoridades locais

18h50 Partida em helicóptero do heliporto do Santuário de Aparecida para o aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos

Guarulhos (São Paulo)

19h40 Chegada ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Cerimônia de Despedida no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Discurso do Santo Padre

20h15 Partida do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, para o Aeroporto de Roma.

Segunda, 14 de maio de 1007 – Ciampino (Roma)

ITÁLIA

12h45 Chegada ao Aeroporto de Roma/Ciampino.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ julga regras sobre intimação pessoal em multa por descumprimento

21/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Securitização de recebíveis no Estado do Rio de Janeiro: Oportunidade fiscal ou desafio futuro?

20/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

PLP 108/24 - ITCMD - Tributação da distribuição desproporcional de dividendos

21/12/2024

A alienação fiduciária por contrato particular sem a necessidade de escritura pública

20/12/2024