O Procon notificou a choperia Pinguim por não informar aos clientes a marca do chope escuro vendido. Durante a fiscalização no estabelecimento, o órgão encontrou barris de uma marca diferente da anunciada em publicidades verificadas no local e divulgadas nas redes sociais do local.
A fiscalização ocorreu após viralizar na internet vídeo no qual um cliente flagrou o recebimento de barris da marca Ecobier pela choperia. A indignação dos consumidores se deu porque o Pinguim é popularmente conhecido por servir, desde sua inauguração, o chopp da marca Antarctica.
Em nota pública, o Procon afirmou que "todas as publicidades verificadas induzem o consumidor a acreditar que todo o chopp vendido no local é Antárctica. O mesmo ocorre nas redes sociais. Porém, conforme verificado, realmente foi adquirido o chopp escuro Ecobier, consoante notas fiscais apresentadas, não sendo apresentado qualquer tipo de informação ao consumidor de que o chopp escuro e o chopp escuro adicionado ao claro não eram chopp escuro Antárctica”.
A empresa terá o prazo de 10 dias úteis para apresentar a sua defesa.