A obra "Compliance e Prevenção Corporativa de Ilícitos" (Almedina - 288p.) de autoria de Gustavo Scandelari, coordenador do Núcleo de Direito Criminal da Dotti Advogados, visa responder a uma pergunta fundamental para todo departamento de integridade de empresas e seus gestores: como aumentar a eficácia do meu programa de integridade?. A pesquisa do autor apresenta respostas aos questionamentos sobre o tema e é fruto de estudos realizados no Brasil e na Europa.
Este livro, publicado por Gustavo Scandelari, visa responder a uma pergunta fundamental para todo departamento de integridade de empresas e seus gestores: como aumentar a eficácia do meu programa de integridade? Esse é o problema mais importante nos debates sobre compliance corporativo.
Quem consegue desvendar a questão pode contar com benefícios legais destinados a programas idôneos, bem como ter sua marca e imagem valorizados pelo mercado, por ser uma empresa íntegra. A pesquisa, fruto de estudos realizados pelo autor no Brasil e na Europa ao longo de 4 anos no programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, contou com a co-orientação do Prof. Dr. Paulo de Sousa Mendes (Universidade de Lisboa) e apresenta respostas à pergunta acima.
A obra expõe a realidade precária de muitos programas de integridade atualmente; explora a real natureza dos programas de compliance; introduz ferramentas de law enforcement como aptas a aumentar a idoneidade dos programas; ao final, propõe uma possível redação de lei a ser proposta com a finalidade de corrigir problemas das leis brasileiras hoje em vigor.
Em síntese, trata-se de conteúdo inovador e indispensável a quem trabalha com compliance ou estuda o tema, e, especialmente, a quem se preocupa em conhecer caminhos para manter sua empresa íntegra e segura.
Sobre o autor:
Gustavo Scandelari é doutor e mestre em Direito pela UFPR, professor de Direito Penal e de Compliance Jurídico em cursos de graduação e pós graduação em Direito e Coordenador do Núcleo Criminal da Dotti Advogados.
---------
Ganhadora:
- Luiza de Oliveira Lopes, de Ipatinga/MG.