De acordo com o estudo Metaverse Hype, realizado pelo Instituto Gartner, a estimativa é de que até 2026 cerca de 25% da população mundial deve utilizar o metaverso por pelo menos uma hora no dia. Atento a essa tendência, o escritório FAS Advogados - Focaccia, Amaral e Lamonica Advogados mais uma vez inovou e realizou sua assembleia anual de sócios no metaverso.
Para isso, o escritório utilizou a plataforma da Virbela, empresa norte-americana voltada para ambientes corporativos virtuais, em reuniões internas com mais de 100 profissionais do escritório.
Segundo Paulo Focaccia, sócio do FAS Advogados, a primeira experiência foi realizada no mês de agosto, na reunião de sócios para definição de estratégias e apresentação de resultados, onde os líderes apresentaram as conquistas de cada área e alinharam os projetos e metas para o próximo período. Atualmente, o FAS Advogados atua em mais de 21 práticas, entre elas Tributário, M&A, Data Protection, Imobiliário, Propriedade Intelectual, Cível, TMT (Tecnologia, Mídia e Telecomunicações), Tecnologia, Bancário, Meios de Pagamento e Fintechs e Trabalhista e Previdenciário.
"Com o amadurecimento e avanço do metaverso, a ideia é evoluirmos para a realização de reuniões com clientes, eventos corporativos e processos seletivos para a captação de novos talentos", ressalta Simone Lanza, gerente de marketing do FAS Advogados. Essa aposta do escritório no que diz respeito à experiência dos colaboradores, aliás, vai na linha da pesquisa realizada pelo PwC Brasil e PageGroup, em que 67% dos profissionais brasileiros responderam preferir o regime de trabalho no formato de home office ou no estilo híbrido.
O objetivo do FAS Advogados é tornar as reuniões internas, em sua maioria virtuais, mais interativas e, consequentemente, ampliar o ambiente de trabalho em meio às novas formas que a pandemia antecipou. "Acreditamos que é uma maneira de nos aproximar dos profissionais das novas gerações e oferecermos diferentes ambientes de trabalho", complementa Paulo.
"Entendemos que é uma etapa essencial para o nosso escritório e, principalmente, uma mensagem ao mercado de que o metaverso é uma plataforma que pode trazer oportunidades de interação e engajamentos fantásticos, assim como ocorreu com as plataformas de reunião online, quando surgiram", finaliza Simone.