Migalhas Quentes

Morre ex-presidente do TJ/GO, desembargador Byron Seabra Guimarães

O magistrado presidiu o Tribunal entre 2001 e 2003.

9/8/2022

Faleceu, na madrugada de segunda-feira, 8, aos 87 anos, o desembargador aposentado Byron Seabra Guimarães, ex-presidente do TJ/GO. Foi decretado luto oficial de três dias em respeito à memória do magistrado. As causas da morte não foram divulgadas.

Nascido em Rio Verde/GO, em 15 de maio de 1935, o desembargador Byron Seabra Guimarães presidiu o TJ/GO no biênio de 2001 - 2003. Ocupou também o cargo de vice-presidente e ouvidor do Tribunal. 

“O desembargador Byron foi um grande magistrado, referência para todos nós do Judiciário goiano. Dignificou a carreira e o cargo de presidente desta Corte de Justiça. O seu legado é de dedicação, estudo, inteligência e compromisso com a função judicante. Assim como gerações de estudantes da Faculdade de Direito da UFG e inúmeros integrantes das carreiras jurídicas do Estado de Goiás, tive a alegria de ser seu aluno. Foi, além de professor, examinador de vários concursos da área jurídica e, em especial, da magistratura estadual. Guardo com muita honra a lembrança de que partiu do desembargador Byron a primeira indicação de minha carreira para substituí-lo no Tribunal de Justiça”, ressaltou o chefe do Poder Judiciário.

O presidente Carlos França, em nome do Tribunal de Justiça, externou condolências e solidariedade aos familiares e amigos do desembargador Byron, em especial à esposa Grassula Rios Seabra, à filha Vanessa Rios Seabra e ao genro Oscar de Oliveira Sá Neto, também integrantes da magistratura goiana.

Morre ex-presidente do TJ/GO, desembargador aposentado Byron Seabra Guimarães.(Imagem: Divulgação/TJ/GO)

Na magistratura

Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, Byron Seabra Guimarães ingressou no Judiciário estadual como juiz substituto, em 24 de agosto de 1962, após aprovação em concurso público, iniciando sua carreira na comarca de Itaguaru. Em seguida, atuou nas comarcas de Ceres, São Miguel do Araguaia, Porangatu e Goiânia. A sua promoção ao cargo de desembargador ocorreu em 16 de abril de 1982.

A administração Byron Seabra Guimarães à frente do TJ/GO promoveu concurso para a magistratura e licitações para construções e reformas de prédios de fóruns. Em sua administração, foi realizada a cessão de uso das áreas para a construção do Fórum Fenelon Teodoro Reis e da Escola Superior da Magistratura, localizados no Jardim Goiás.

Ainda na sua gestão, as 13 comarcas criadas pela lei estadual 13.243/98 tiveram concluídos seus processos de instalação, ocorrendo também a transferência do Centro de Saúde do TJ/GO para um novo local.

Desembargador Byron desempenhou com igual brilho as funções do cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral, assumido no ano de 1992.

Informações: TJ/GO.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024